Avatar do usuário
Por maria47
Quantidade de postagens
#160102
A pirâmide de Maslow, elaborada pelo psicólogo Abraham Maslow, organiza as necessidades humanas em uma hierarquia que vai das básicas à autorrealização. Quando transposta ao âmbito social, essa teoria revela que uma sociedade só se desenvolve plenamente ao garantir a visibilidade digital e a dignidade de todos os seus cidadãos. Entretanto, a persistência das dificuldades de as minorias terem acesso à visibilidade e representatividade na mídia brasileira expõe obstáculos que comprometem o desenvolvimento humano e o avanço social do país. Nesse sentido, mostra-se pertinente examinar duas de suas causas centrais: a passividade da sociedade e a inércia educacional.
Diante desse cenário, é de suma importância compreender como a impassibilidade social corrobora o esquecimento de povos vulneráveis no meio digital. De acordo com o sociólogo Georg Simmel, a "atitude blasé", uma indiferença diante da realidade do outro, enfraquece o senso coletivo e aumenta a apatia social. Tal estagnação social decorre do descaso populacional aos problemas enfrentados pelos grupos minorizados, como a triste situação dos indivíduos que moram na rua por pobreza. Isso se manifesta nas redes sociais, onde se percebe a ausência de abordagens sobre as populações marginalizadas. Consequentemente, esse problemático panorama leva à invisibilização das minorias não só no ambiente virtual, mas também no social. Em suma, para superar esse paradigma são necessárias políticas públicas e também uma reconfiguração do ethos social, com o cultivo de práticas cidadãs capazes de transformar empatia moral em ação coletiva contínua.
Além disso, é válido destacar o papel das falhas educacionais como alicerce para a falta de representatividade dos grupos minorizados nas plataformas virtuais. Tal omissão decorre do foco no ensino tradicionalista que prioriza aulas derivadas do currículo educacional, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e faz descaso de assuntos sociais relevantes, a exemplo da integração da cultura dos povos negros, o que produz pouca informação e esquecimento acerca da importância cultural desses cidadãos, gerando uma sociedade preconceituosa ao que não está viralizado nas redes sociais. Nesse prisma, aplica-se a ótica do filósofo Immanuel Kant, "O homem é aquilo que a educação faz dele". Nessa lógica, por consequência da educação conteudista, a população maioral exclui a representação das comunidades marginalizadas do ambiente midiático, devido à ausência de consciência sobre a inclusão desses povos. Dessa forma, enfrentar a insuficiência educacional é imprescindível, uma vez que constitui um dos desafios responsáveis pela perpetuação da falta de integração cultural na coletividade.
Portanto, observa-se que a questão das prejudiciais dificuldades da visibilidade e representação midiática das minorias deve ser resolvida. Para isso, é necessário que o Poder Executivo Federal, em parceria com o Ministério da Cultura, fomente uma agenda pública de divulgação de campanhas de proteção e valorização para as populações vulneráveis. Tal ação deverá ocorrer por meio da criação de um grupo de trabalho administrativo, que promoverá nas escolas públicas de todos os municípios brasileiros, debates acerca da importância de suas culturas, a fim de expandir o conhecimento da sociedade brasileira por meio de discussões integradas tanto extracurriculamente quanto nas aulas de Sociologia, além de campanhas nacionais sobre a inclusão das minorias na sociedade. Assim, os cidadãos brasileiros poderiam ascender na Pirâmide de Maslow, atingindo patamares de realização plena e fortalecendo o progresso coletivo.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    Principais erros: (1) Lexical/gramatical: uso inadequado de termos como “maioral” (deveria ser “maior”; possível erro de regência/registro) e construções que destoam do padrão, gerando ambiguidade; (2) Coesão/Coerência: transições entre ideias são longas e em alguns momentos abruptas, prejudicando a progressão lógica; sugiro usar conectivos mais claros (além de, contudo, entretanto, assim, por isso) para ordenar argumentos; (3) Arguição: embora haja referências e aponte causas, falta articulação entre as causas e propostas de intervenção para maior consistência; (4) Intervenção: excelente inclusão de agente/ação/meio/finalidade, apenas detalhar claramente o objetivo final na escola e na mídia para reforçar viabilidade. Sugestões: reescrever trechos com ajuste de registro, inserir conectivos, consolidar a relação causa-proposta, e especificar atividades (ex.: debates mensais, produção de conteúdo diverso nas mídias sociais).

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

 A desigualdade social é um dos problemas mais per[…]

A frase patriótica "os filhos deste solo são […]

No filme "Lorax", é narrado uma história[…]

As mudanças climáticas, afetam drásticamente o cot[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.