A Constituição Federal de 1988, norma de maior prestígio nacional, afirma que todos os cidadãos são iguais sem distinção de qualquer natureza.
No entanto, ao analisar os desafios para combater o preconceito linguístico no Brasil, percebe-se uma realidade distópica, visto que no cotidiano, muitas pessoas sofrem preconceito por diferirem dos padrões linguístico e culturais impostos pela sociedade. Tal situação se perpetua devido à negligência estatal e ao silenciamento midiático. Faz-se necessário providências para mitigar esse entrave.
Em primeiro plano, a omissão estatal contribui para a intensificação da problemática, visto que a ausência de políticas claras voltadas para combater o preconceito,
pode resultar na sensação de normalidade perpetuando o ciclo da violência. Para Michel Foucat
, o corpo governamental silencia algumas questões para continuar a se manter no poder. Nesse contexto, o sistema educacional não investe em
educação para manter a população desinformada e limitar o acesso dessas a informações.
Ademais o silenciamento midiático intensifica o imbróglio. Conforme a célebre escritora brasileira Djamila
Ribeiro, o primeiro passo para a solução de uma questão, é tirá-la da invisibilidade. Nesse viés, a mídia maior disseminador de informações em massa, não usa desse poder para veicular as variedades linguísticas e culturais da nação. Embora o Brasil seja um país que possua uma ampla diversidade cultural, percebe-se um preconceito velado na falta de representatividade de pessoas com sotaques típicos das regiões socioeconomicamente menos desenvolvidas do país, a exemplo da região Nordeste nas emissoras de televisão de grande prestígio do país.
Destarte, faz-se necessário que o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Cultura, órgão responsável por promover as ações culturais do país em parceria com o Ministério da Educação desenvolvam políticas públicas voltadas para a valorização da cultura brasileira, as escolas devem incluir em sua grade curricular a disciplina "Educação Cultural" nas séries iniciais, com o intuito de educar as crianças sobre as diferenças linguísticas e regionais. Ademais, as emissoras de televisão deverão veicular novelas e seriados que apresentem personagens que possuam dialetos e sotaques diferentes, a fim de combater qualquer tipo de preconceito, garantindo a todos o direito de igualdade previsto na Carta Magna.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta boa argumentação e desenvolvimento do tema, mas pode melhorar na clareza e correção gramatical. Por exemplo, a frase "a ausência de políticas claras voltadas para combater o preconceito, pode resultar na sensação de normalidade perpetuando o ciclo da violência" possui uma vírgula desnecessária antes de "pode". Para aprimorar a coesão, sugiro conectar melhor as ideias entre os parágrafos. Além disso, ao elaborar a proposta de intervenção, seria bom detalhar mais um dos elementos (como a ação), por exemplo: “O Governo Federal deve criar campanhas educativas nas escolas sobre diversidade linguística.”
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.