Nesse cenário, ressalta-se, que a discriminação é um fator do problema. O conceito de "Etarismo" criado pelo psiquiatra Robert Buttler, descreve o preconceito contra pessoas pela sua idade, sendo esse um dos principais obstáculos para a dignidade do indivíduo idoso na sociedade, que muitas vezes invisibiliza essa população. A prática de tal conceito trás consigo consequências sérias aos mais velhos como exclusão do mercado de trabalho, deterioração da saúde mental e física, além de o expor a violência e negligência.
Além disso, ressalta-se também, que a falta de adaptação na saúde é outro fator do problema. Segundo a Constituição de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado promove-lá. Com a baixa taxa de natalidade e o crescimento da taxa de idosos no Brasil, tais diretos são colocados em xeque, visto que a saúde brasileira não atende a tal mudança demográfica, sendo assim necessário fazer adaptações no sistema de saúde pública.
Portanto, é necessário uma intervenção. Para isso o Governo deve criar uma agenda educacional chamada "menos preconceito, mais inclusão!" que promova palestras em escolas e universidades onde hajam debates sobre os prejuízos do etarismo, conscientizando e desconstruindo estereótipos. Paralelamente, também é necessário que o ministério da saúde invista em profissionais especializados na área da geriatria dentro do SUS para conseguir atender as demandas dessa parte da população. Dessa forma, será possível vislumbrar um país mais inclusivo e socialmente desenvolvimento.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais problemas: C1 - erros gramatical3+ (ex.: “A Teoria da Atividade do sociólogo Lev Vygotsky, sugere”; “entretanto,esta”; “preconceito contra pessoas pela sua idade”); sugere-se reescrever com concordância e pontuação adequadas: “A Teoria da Atividade, de Lev Vygotsky, sugere…”, “entretanto, esta…”. C2/C3 - desenvolvimento parcial do tema, com ligações fracas entre ideias; melhorar a conexão entre etarismo, saúde pública e dignidade. C4 - uso de conectores é deficiente em alguns trechos (“Além disso, ressalta-se também”) e há falhas de coeência. C5 - intervenção apresentada com agentes, ações, meio e finalidade, porém sem detalhamento suficiente; ampliar especificação de ações, prazos e indicadores. Exemplo de melhoria: “Governo federal (agente) implementará… (ação) em parceria com escolas (meio) até 2027 (prazo) para alcançar a 2ª etapa da inclusão (finalidade).”}
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.