Avatar do usuário
Por naclarae
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#121945
A obra literária "A Hora da Estrela", da autora Clarice Lispector, retrata a história de Macabéa, uma mulher analfabeta funcional, pois apresenta dificuldades na escrita e leitura. Fora da ficção, milhões de brasileiros encontram-se com problemas relacionados à alfabetização, como o da personagem principal. Dessa forma, discussões acerca dos desafios do processo de alfabetização no Brasil são necessárias, seja pela negligência governamental com a educação, seja pela desigualdade social no país.

Primeiramente, a inoperância estatal causa falhas no desenvolvimento da alfabetização do indivíduo. À vista disso, a Constituição Federal de 1988 garante direitos fundamentais para todo cidadão brasileiro, como o direito à educação e à dignidade humana. No entanto, tais garantias são negligenciados a uma parcela da população, visto que muitas pessoas não são alfabetizadas, ou têm dificuldades para ler e escrever mesmo apresentando formação colegial, o que indica a ineficiência do ensino escolar para alguns estudantes. Dessa maneira, tal realidade ocasiona na marginalização desse grupo social, pois dificulta o acesso deles ao mercado de trabalho, ao nível acadêmico superior e a ascensão social e econômica. Logo, a inércia governamental contribui com adversidades na alfabetização.

Outrossim, a ausência de equidade social afeta a dinâmica de aprendizagem escolar. Sob essa perspectiva, em uma matéria noticiada pelo G1, foi informado que um dos principais motivos de evasão escolar ocorre pela necessidade do aluno trabalhar. Nesse contexto, é possível perceber que o abandono da formação estudantil é causado pela vulnerabilidade econômica, em que muitos indivíduos precisam priorizar o trabalho, trocando o ambiente escolar por empregos informais, como vender doces nas ruas, para contribuir com a renda familiar. Por conseguinte, a presença no colégio deixa de ser a principal preocupação desses jovens, o que dificulta a alfabetização.

Portanto, para mitigar os desafios do processo de alfabetização no Brasil, cabe ao Ministério da Educação — responsável pela manutenção do ensino no Brasil — monitorar o progresso na aprendizagem do corpo discente, por meio de verificações específicas para as matérias de linguagens, com o intuito de os professores perceberem se há deficiência na alfabetização dos alunos. Ademais, o Governo Federal — responsável pelo bem-estar social — deve criar políticas públicas para assistir os alunos em vulnerabilidade econômica, por intermédio de programas com auxílio financeiro, para que eles não precisem abandonar o ambiente escolar devido a necessidade de trabalhar. Assim, dramas relacionados à alfabetização, como da personagem Macabéa, serão evitados.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por Peverton
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#121949
Sua redação está excelente! Só procuraria sinônimos para alfabetização, para não ficar repetindo tanto. Parabéns!!!
0

No desenho animado "Turma da Mônica", o […]

Geração Smartphone

Os smartphones estão presentes no cotidiano dos b[…]

Em conhecimento gera, os desafios para valorização[…]

Segundo a escritora Djamila Ribeiro, afirma que o […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.