Nesse sentido, a ineficiência do Estado na proteção e direito das pessoas em situação de rua contribui para a perpetuação desse problema. Nesse viés, apesar da existência de legislações, como a Constituição de 1988, que prevê que todos os cidadãos brasileiros são iguais, muitos moradores de rua enfrentam dificuldades para obter reconhecimento dos seus direitos. Um exemplo emblemático é o livro de Jorge Amado “Capitães da Areia”, que consiste na vida de meninos moradores de rua sem registro civil e lar. Assim, a ausência de políticas públicas eficazes e de fiscalização compromete a garantia do direito às pessoas em situação de rua.
Outrossim, a falta de medidas e projetos que incluem moradores de rua na sociedade reforça os problemas na integração deles na sociedade. Por isso, vale mencionar que arquiteturas hostis falta de serviços básicos pode gerar a exclusão de moradores de rua. Essa realidade também se reflete na cultura midiática, como na série americana “Pose”, na qual uma personagem transexual fica em situação de rua e se sente excluída pela sociedade, a levando para a prostituição. De maneira semelhante, no contexto brasileiro, a falta de medidas eficazes se configura como um grande obstáculo para a integração de pessoas em situação de rua no Brasil.
Portanto, para combater os desafios dos moradores de rua para a integração na sociedade brasileira, é necessária uma intervenção eficaz. Para tanto, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, responsável por promover políticas públicas voltada a todos os brasileiros, por meio de ONGs e governos locais, deve adotar medidas mais efetivas, como o acesso público à saúde, lar e educação para todos. Dessa forma, será possível assegurar o direito constitucional à igualdade entre todos os brasileiros.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta domínio da norma-padrão da língua portuguesa, sem erros gramaticais. O texto também mostra uma compreensão clara do tema, com argumentos bem desenvolvidos e exemplos relevantes. No entanto, o autor poderia ter explorado mais profundamente os conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema.
No que se refere à competência de seleção, organização e interpretação de informações, o autor fez um bom trabalho ao selecionar fatos e opiniões relevantes para defender seu ponto de vista. No entanto, a organização dessas informações poderia ser melhorada para tornar a argumentação mais persuasiva.
A coesão e coerência são pontos fortes desta redação. O autor usa conectivos corretamente para ligar as frases entre si e mantém uma progressão lógica entre as ideias.
Finalmente, a proposta de intervenção está bem elaborada e articulada com a discussão desenvolvida no texto. Ela respeita os direitos humanos e inclui todos os quatro elementos necessários (agente, ação, meio e finalidade).
Para melhorar ainda mais esta redação, sugiro que o autor explore conceitos das várias áreas do conhecimento em maior detalhe ao desenvolver o tema. Além disso, recomendo organizar melhor as informações selecionadas para defender seu ponto de vista.