Avatar do usuário
Por Wagner29
Quantidade de postagens
#124350
O filme "Central do Brasil" retrata a história de uma ex professora que ajuda pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil. Em paralelo a isso, há na realidade contemporânea um cenário que se assemelha ao contexto do filme: O número alarmante de pessoas não alfabetizadas, que incluem a população infantil, algo preocupante pois isso atrapalha o aprendizado nessa parte tão importante de suas vidas. Ademais, é notório que existem muitos entraves que agravam o problema, como o sistema de ensino, que é ineficaz, e a falta de incentivo familiar.
Em primeira análise, é preciso debater sobre como o modelo atual de aprendizado está se tornando ineficiente. Isso ocorre porque, em muitas regiões, as escolas de educação infantil aprovam seus alunos sem que eles tenham aprendido a ler e escrever corretamente, gerando um comportamento que se aplica ao conceito de "Normalização", de Michel Foucault, que consiste na repetição de ações pela sociedade sem a devida reflexão sobre elas. Essa negligência é prejudicial para essa fase da vida das crianças, visto que não desenvolver essas habilidades no início pode comprometer o futuro na aprendizagem, concretizando, assim, o aumento no índice de analfabetização. Portanto, evidencia-se a gravidade do problema.
Além disso, outro cenário que deve ser abordado é a despreocupação de alguns pais com a educação de seus filhos. Muitos deles deixam somente para a escola a responsabilidade de educar suas crianças, sem se preocupar se elas realmente estão aprendendo ou não, o que é algo bem agravante, pois, segundo a Sociologia Moderna, a família é a primeira e principal responsável pelo desenvolvimento dos indivíduos. Por isso, sem ela, cria-se uma lacuna no aprendizado das crianças, visto para ter uma boa educação é preciso que a família e a escola trabalhem juntas, contribuindo em diversos aspectos para a formação do indivíduo. Logo, fica claro que algo precisa ser feito.
Diante de tudo o que foi apresentado, fica evidente que essa realidade precisa de mudanças. Para isso, o Governo, através do Ministério da Educação, principal órgão responsável pelo ensino no país, deve, por meio de investimentos na área, criar novas técnicas e sistemas de ensino, que se preocupem em realmente alfabetizar as crianças, para que, assim, elas recebam uma educação de qualidade que possibilite o seu desenvolvimento futuro.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

O conceito de cidadania, que remonta às antigas Po[…]

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma […]

Na canção “Coração Civil” de Milton Nascimento, a […]

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.