Desse modo, apesar da abolição da escravidão ter liberto os negros, não houve distribuição de terras a essa população. Nesse contexto, o filósofo Jean Jacques Rousseau afirma em seus ideais que por causa da propriedade privada surgiu as desigualdades sociais, as quais determinam quem possui maior dominação ou não. Ademais, a afirmação de Rousseau é encontrada atualmente em comunidades indígenas, que perdem acesso ao seus territórios devido instalações de usinas hidroelétricas feitas pelo Estado.
Dessa maneira, devido a falta de moradia aos negros, muitos acabaram em locais precários e sem saneamento básico, o que acarretou um maior racismo ambiental. Sob esse viés, o livro "O Cortiço" do Aluíso de Azevedo mostra o quanto o ambiente influência negativamente a vivência das pessoas, como a exclusão social e a criminalidade para se sustentar. Sendo assim, é possível relacionar a ficção com a realidade de diversos brasileiros, como a Carolina Maria de Jesus, que em sua obra "Quarto de Despejo" relata sobre as mesmas dificuldades e a falta de higienização enfrentadas no Cortiço.
Portanto, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos, responsável pela garantia da cidadania, promover reformas estruturais e investir em saneamento básico nas favelas a fim de reduzir o racismo ambiental provocado pela colonização. Sendo assim, será preservado o bem -estar proposto pela Constituição.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros (C1): uso de termos como “desestrutura”/“liberto” e “à seus territórios”; revisões: “desestruturar as moradias”/“liberto” → “libertadas” e “à seus territórios” → “aos seus territórios”. C1 também aponta falta de acentuação/ pontuação em alguns trechos. (C2/C3): falha na delimitação de tese e desenvolvimento claro; pontas de ideia sem encadeamento sólido. Sugestão: introdução com tese, desenvolvimento com 2–3 argumentos ligados entre si, conclusão retomando a tese. (C4): algumas transições; use conectivos variados: “além disso”, “porém”, “consequentemente”. (C5): intervenção apresentando agente, ação, meio e finalidade está presente (“Ministério dos Direitos Humanos…”) mas detalhar metas, prazos e responsáveis aumenta a precisão (ex.: “com metas de 5 anos, em parceria com ONGs, etc.”).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.