Em primeiro plano, a agropecuária é um dos setores mais importantes para a economia do Brasil, fazendo parte de um quarto do PIB nacional, porém, esta é uma prática que resulta em problemas ambientais quase que irreversíveis. O filme "Wall-E" traz uma narrativa futurista que mostra os resultados catastróficos da Terra causados pela destruição do homem, tornando o planeta inabitável. Assim como na ficção, diversas práticas do ser humano estão degradando o meio ambiente e, se a população não buscar reverter estas ações, o resultado poderá ser o mesmo exposto na obra cinematográfica. Um dos maiores problemas ambientais no Brasil advém da agropecuária, pois gera queimadas e desmatamentos para plantações e criações de animais que, concentrados em um só lugar, também liberam gases que afetam a camada de ozônio, contribuindo para o aquecimento global. Dessa forma, é inegável a urgência de atitudes responsáveis para reverter e evitar este quadro.
Em segunda análise, outro grande gerador de renda não apenas do país, mas do mundo, é a indústria, que, por sua vez, libera gases que agridem a atmosfera terrestre, contribuindo com o desequilíbrio térmico da Terra. Em 2015, com a assinatura do Acordo de Paris, vários líderes mundiais, inclusive do Brasil, reconheceram a urgência de combater as mudanças climáticas, reduzindo, principalmente, a emissão de gases poluentes. Entretanto, a realidade brasileira contemporânea comprova o completo descumprimento deste tratado pelo Estado, pois o aumento da liberação de CO2 e CFCs têm se tornado cada vez mais evidente, prejudicando não apenas o meio biótico, mas o abiótico também, desta forma destruindo recursos necessários para a manutenção dos ecossistemas e, consequentemente, prejudicando a subsistência e a qualidade de vida humana.
Logo, se os órgãos responsáveis pela economia agropecuária e pelas grandes empresas não tomarem as devidas providências para controlarem seus impactos ambientais, o Brasil, mais do que agora, estará sob sérios riscos futuros. Portanto, o Ministério da Agricultura e da Pecuária, juntamente com a Confederação Nacional da Indústria devem debater e trabalhar para diminuírem seu prejuízo contra a natureza, assim, valorizando e preservando a indescritível riqueza da fauna e da flora do país. Com este prosseguimento, estarão caminhando para bem longe do retrato do livro inicialmente mencionado.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Principais erros: Mariaidade gramatical, como em “socias” (social) e uso inadequado de vírgulas; repetição de ideias sem clareza. Sugestões: revisar norma-padrão, por exemplo: “sociais” em vez de “socias”; evitar redundâncias como “Em segundo plano” sem necessidade. Conectivos: use transições mais fluentes: “Além disso”, “Logo”, “Assim”, para manter a progressão. Intervenção: apresente agente, ação, meio e finalidade de forma explícita: Ex.: Ministério da Agricultura e Pecuária, em parceria com a CNIB, propõem reduzir emissões (ação) por meio de incentivos fiscais (meio) visando a proteção de ecossistemas (finalidade).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.