Avatar do usuário
Por fredurico7
Quantidade de postagens
#138592
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação busca promover um ensino inclusivo e de qualidade, alinhado com os direitos dos cidadãos e as necessidades da sociedade. Entretanto, a realidade nacional é totalmente contraria ao que é previsto em lei, visto o grande número de indivíduos que não possuem alfabetização completa, como crianças e idosos, dessa forma evidenciando a não aplicação de tal determinação. Logo, a fim de erradicar a problemática, é de suma importância analisar as suas principais causas: a omissão estatal e a desigualdade social.
Em primeiro lugar, é notório afirmar que a falta de amparo governamental é um grande empecilho para a resolução do entrave, Segundo Floresta Fernandes a base para uma sociedade justa é uma escola pública eficiente. Todavia, o pensamento do sociólogo não se faz presente no panorama atual, em virtude da inoperância do poder público no que se diz respeito ao sistema educacional que apresenta diversas lacunas, como consequência da falta de preparo qualificado dos professores que por não terem essa base, infelizmente não conseguem ser eficientes em sala de aula, além da ausência de auxílio em relação ao transporte tanto de docentes quanto de discentes, que na maioria das vezes apresentam problemas técnicos críticos, que tem como resultado a precariedade do ensino nas escolas. Assim, é necessário a tomada de medidas por parte do Estado com a intenção de sanar tais lacunas.
Além disso, a discrepância social é um obstáculo que também necessita ser combatido com urgência. De acordo com Ariano Suassuna, o Brasil é dividido em dois: o país dos privilegiados e dos despossuídos. Seguindo esse contexto, pode-se notar essa situação em todo território brasileiro, visto que pessoas com maior condição financeira acessam qualificadas redes de ensino, em contrapartida, aqueles que não possuem tal privilégio acabam se ausentando dos centros estudantis, pois não encontram futuro em um sistema falho e desigual, muito se inseriram no mercado de trabalho informal, que evidencia a falta de incentivo e esperança na educação, o que leva a diferença social hoje existente. Desse modo, é de grande impacto a promoção da equidade no núcleo socioeconômico para a criação de oportunidades que abrangem toda população.
Portanto, se mostra essencial mitigar os processos que levam a analfabetização no Brasil. Posto isso, cabe ao Ministério da Educação (MEC), cuja função é garantir uma educação qualificada para todos, a criação de campanhas para conscientização e incentivo a população, por meio de plataformas digitais do governo federal, a fim de evitar ausência de indivíduos no ambiente escolar. Ademais, também é dever do Estado a melhoria do transporte e do treinamento de professores, por intermédio do investimento de verbas nessas deficiências, com o intuito de garantir um ensino qualificado e com segurança. Enfim, com a efetividade dessas ações será possível assegurar à sociedade os efeitos da LDB para a sociedade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta boa argumentação, mas poderia ser mais claro em algumas partes. Por exemplo, a frase "Todavia, o pensamento do sociólogo não se faz presente no panorama atual" pode ser reescrita para "Entretanto, as ideias do sociólogo não se refletem na realidade educacional atual". Além disso, sugiro dividir algumas sentenças longas para facilitar a compreensão. Na proposta de intervenção, detalhe mais como as campanhas de conscientização serão implementadas e quais verbas específicas seriam alocadas para o treinamento de professores.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

De acordo com dados de pesquisas realizadas em tor[…]

"Declaração universal dos direitos humanos: t[…]

Segundo Mahatama Gandhi, ativista indiano, "O[…]

Na obra "Banalidade do mal", a filósofa […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.