Nesse sentido, é válido debater a cerca da negligência estatal de como ela prejudica e perpétua os desafios para a democratização do acesso a internet no Brasil. O artigo 5 da Constituição Federal prevê "Todos são iguais perante a lei". Entretanto, tal constatação não pode ser feita, tendo em vista que há uma visível negligência governamental em relação a esse tema, algo notório é falta de acesso a internet que muitos brasileiros têm. Consequentemente, essa falta de acesso é prejudicial, já que, vivemos em um mundo digital, contexto o qual evidencia que o proposto constitucional, é negligenciado a uma parte da sociedade.
Além disso, a lacuna educacional é um obstáculo nos desafios para a democratização do acesso a internet no Brasil conforme Paulo Freire, as escolas devem promover uma educação libertadora, que seja capaz de formar cidadão com uma visão de mundo crítica e ampliada. Contudo, inúmeras escolas estão na contramão do pensamento de Paulo Freire, visto que, priorizam um ensino conteudista e não desenvolver indivíduos com senso crítico. Por consequências, esses acabam não conhecendo a respeito de estruturas, deveres e direitos que são designados a população.
Portanto, cabe ao Estado a democratização do acesso a internet no Brasil, por meios de políticas públicas que visem oferecem internet por meio de lan house para indivíduos que não tem acesso. Além disso, o Ministério da Educação deve promover incentivo as escolas para incentivar os alunos a construir um pensamento crítico, por meio de debates sociais, palestras e feiras, para que esse tema não seja silenciado na sociedade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta algumas falhas gramaticais, como "a cerca" que deveria ser "acerca", e estruturas confusas, como "algo notório é falta de acesso a internet". Para melhorar a coesão, reestruture frases longas e complexas em sentenças mais diretas. Por exemplo, substitua "Consequentemente, essa falta de acesso é prejudicial" por "Essa falta de acesso prejudica os cidadãos". A proposta de intervenção poderia ser mais clara; sugira que o Estado ofereça internet gratuita em locais públicos e promova cursos sobre direitos digitais nas escolas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.