Em primeira análise, com um sistema educacional fragilizado, o Brasil é muito prejudicado. Segundo a engenheira de produção Leila Viana "Doar sangue não é apenas um ato solidário. É um ato responsável e de cuidado com o próximo." Diante disso, pode-se observar o quanto é importante se tratar desse assunto em escolas, e em meio ao âmbito da educação.
Ademais, a falta de informação ocorre frequentemente, pois muitas vezes os governantes de algumas cidades não dão a devida importância necessária. De acordo com o Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa está sendo registrado em média cerca de 100 doações por dia . Com isso, mais uma vez percebe-se que a escassez de informações é um grave problema para o país, pois o número de doações é muito baixo e não alcança a quantidade esperada e também necessária.
Constata-se, portanto, a necessidade de serem criadas formas para combater os desafios da doação de sangue no Brasil. O Ministério da Educação juntamente com o Ministério da saúde poderia implementar disciplinas ou eletivas em escolas que tratassem sobre o quanto a doação de sangue é importante e que também pode ajudar a salvar uma vida. Desse modo, espera-se que as doações de sangue no Brasil aumentem significativamente.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
- Erros gramaticais incluem a vírgula desnecessária após "fato que" e "frequentemente, pois". Sugestão de correção: 'É fato que a necessidade...' e 'frequentemente, pois...'.
- A argumentação é clara, mas poderia ser enriquecida com mais dados ou exemplos práticos sobre campanhas bem-sucedidas.
- Falta detalhamento na proposta de intervenção. Poderia incluir como as disciplinas seriam estruturadas e quem seria responsável por ministrá-las.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.