Avatar do usuário
Por MrMago
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117673
A Constituição Federal, promulgada em 1988, foi esboçada visando delinear direitos a todos os cidadãos. Entretanto, tal teoria não tem sido praticada, já que ainda se encontram desafios para a formação dos surdos, os quais muitos dos brasileiros são excluídos desse direito. Diante disso, percebe-se que as principais causas são: a negligência governamental e a falta da inclusão da segunda língua brasileira nas disciplinas escolares.

Primordialmente, é preciso retomar a negligência estatal presente em relação à dificuldade na formação dos surdos no Brasil. Sob esse viés, pode se citar o filósofo, Thomas Hobbes, o qual diz que a função do Estado é garantir a paz entre os habitantes, no entanto, não se vê tal garanta sendo exercida, quando os portados da deficiência não conseguem ter o mesmo desempenho e qualidade de ensino como os que não possuem. Nesse sentido, é notória a urgência em acabar com essa negligência, se não aumentará ainda o desafio na formação dos surdos.

Ademais, deve-se ressaltar a ausência da inclusão da segunda língua brasileira nas disciplinas escolares. Nesse contexto, é possível relacionar tal tese com a novela "Carrosel", quando o personagem Bento, paraplégico, se recusa a frequentar a escola, com medo de não se adaptada para sua deficiência ou não conseguir interagir com seus colegas. Segundo o educador Paulo Freire, - "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades"-, ou seja, se não adicionada a Libras como uma das disciplinas nas instituições de ensino, acaba havendo a exclusão dessas pessoas, podendo ocorrer o mesmo que na telenovela. Desse modo, nota-se, a necessidade em trazer essa segunda língua nos cronogramas escolares.

Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Para tal, cabe ao Ministério da Educação tornar a língua de sinais como uma das disciplinas obrigatórias nas instituições de ensino, por meio do desenvolvimento de uma lei, é que ofereça o treinamento e curso gratuito para os interessando em aprender a linguagem para lecionar nessas unidades de ensino, com intuito de acabar com os desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por MrMago
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117675
Algumas correções

A Constituição Federal, promulgada em 1988, foi esboçada visando delinear direitos a todos os cidadãos. Entretanto, tal teoria não tem sido praticada, já que ainda se encontram desafios para a formação dos surdos, os quais muitos desses brasileiros são excluídos do direito a educação. Diante disso, percebe-se que as principais causas são: a negligência governamental e a falta da inclusão da segunda língua brasileira nas disciplinas escolares.

Primordialmente, é preciso retomar a negligência estatal presente em relação à dificuldade na formação dos surdos no Brasil. Sob esse viés, pode se citar o filósofo, Thomas Hobbes, o qual diz que a função do Estado é garantir a paz entre os habitantes, no entanto, não se vê tal garantia sendo exercida, quando os portados da deficiência não conseguem ter o mesmo desempenho e qualidade de ensino como os que não possuem. Nesse sentido, é notória a urgência em acabar com essa negligência, se não aumentará os desafios na formação dos surdos.

Ademais, deve-se ressaltar a ausência da inclusão da segunda língua brasileira nas disciplinas escolares. Nesse contexto, é possível relacionar tal tese com a novela "Carrosel", quando o personagem Bento, paraplégico, se recusa a frequentar a escola, com medo dela não ser adaptada para sua deficiência ou não conseguir interagir com seus colegas. Segundo o educador Paulo Freire, -"A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades"-, ou seja, se não adicionada a Libras como uma das disciplinas nas instituições de ensino, acaba havendo a exclusão dessas pessoas, podendo ocorrer o mesmo que na telenovela. Desse modo, nota-se, a necessidade em trazer essa segunda língua nos cronogramas escolares.

Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Para tal, cabe ao Ministério da Educação tornar a língua de sinais como uma das disciplinas obrigatórias nas instituições de ensino, por meio do desenvolvimento de uma lei e ofereça o treinamento e curso gratuito para os interessados em aprender a linguagem para lecionar nessas unidades de ensino, com intuito de acabar com os desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil.
0
Avatar do usuário
Por MrMago
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117676
@Pxvesq você poderia corrigir para mim, se for possível, muito obrigada.
0
Avatar do usuário
Por MrMago
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117862
@OlrenBeat poderia corrigir para mim, se possível, obrigada
0
Avatar do usuário
Por MrMago
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117915
@Caiunao , poderia corrigir para mim, por favor
0
Avatar do usuário
Por Pxvesq
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117920
Olá [mention]MrMago[/mention],

Ótima redação…. Parabéns :D :D :D

Competência 1
Nota: 200

Comentário: O texto apresenta uma escrita adequada, seguindo as normas da língua padrão. Há um bom uso de recursos linguísticos, como citações e expressões formais, demonstrando um domínio da linguagem necessária para a escrita dissertativa.

Competência 2
Nota: 160

Comentário: A análise crítica dos textos de apoio é adequada, mencionando Thomas Hobbes e Paulo Freire como referências relevantes. No entanto, seria interessante aprofundar um pouco mais as conexões entre as ideias dos filósofos e a questão em discussão, evidenciando como suas teorias se aplicam especificamente à formação dos surdos.

Competência 3
Nota: 160

A organização das informações é satisfatória, com a apresentação de dois pontos principais: a negligência governamental e a falta de inclusão da segunda língua brasileira nas disciplinas escolares. No entanto, seria vantajoso explorar cada ponto com maior profundidade, trazendo exemplos concretos e evidências para reforçar a argumentação.


Competência 4
Nota: 160

Comentário: O desenvolvimento do tema é bom, apresentando uma introdução adequada e estabelecendo a problemática relacionada à formação dos surdos no Brasil. A tese também está clara, destacando a negligência governamental e a falta de inclusão da segunda língua brasileira nas disciplinas escolares como principais causas. No entanto, há espaço para uma melhor articulação entre as ideias, tornando a progressão do texto mais fluida

Competência 5
Nota: 160

Comentário: A proposta de intervenção é adequada, sugerindo que o Ministério da Educação torne a língua de sinais uma disciplina obrigatória nas instituições de ensino e ofereça treinamento gratuito para os interessados em lecionar a língua. No entanto, seria válido mencionar também a importância de políticas públicas que promovam a acessibilidade e adaptação das escolas para garantir a inclusão dos surdos.

Em geral, o texto aborda de maneira satisfatória as causas e desafios relacionados à formação dos surdos no Brasil. Para melhorar, seria importante aprofundar as análises dos textos de apoio, fortalecer a argumentação com exemplos e evidências e ampliar a proposta de intervenção.
0
Avatar do usuário
Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117926
Olá, boa noite! Primeiramente, parabéns pela redação! Segue aqui algumas observações com base em meu ponto de vista e conhecimento:
- Acho interessante desenvolver mais essa INTRODUÇÃO. Ela não está errada, mas conseguimos aprimorá-la.
- Nesse parágrafo, essa retomada a partir de "os quais" se torna inadequada com o outro sujeito que é "muitos desses brasileiros". Escolha um dos dois e reestruture a oração.
- No DESENVOLVIMENTO 1 essa frase de citação está com alguns desvios, ficaria mais adequado: "Pode-se citar o filósofo Thomas Hobbes, o qual...". Sem a vírgula separando o nome do filósofo, pois esse nome é essencial para a identificação do repertório, logo não recebe vírgula. Com o hífen.
- No DESENVOLVIMENTO 2 (muito bom, por sinal) eu considero desnecessário e talvez até um desvio esses travessões junto às aspas, creio que bastava apenas as aspas, pois já identificamos que é uma fala externa.
- Nesse mesmo parágrafo, no fechamento dele, não deve existir a vírgula depois do "nota-se"

C1: Desvios comuns da língua formal e o famoso gerundismo no desenvolvimento 2, onde o gerúndio é utilizado repetidas vezes desnecessariamente, sugiro dar uma olhadinha no assunto. (120)
C2: Repertórios pertinentes e legitimados, apesar de não serem tão desenvolvidos, comprometendo, para alguns corretores, a produtividade deles. Boa compreensão da estrutura dissertativa argumentativa. (200)
C3: Você selecionou bons argumentos, mas seria interessante aprofundar claramente cada um deles, aplicando BEEM ao problema. Além disso, invista mais um pouco em conectar estrategicamente seu texto, retomando parágrafos, teses e termos. (160)
C4: Algumas repetições de operadores revela um repertório limitado dessas ferramentas. (160)
C5: Proposta pertinente, com presença de AGENTE, AÇÃO, MEIO, FINALIDADE, porém sem um DETALHAMENTO explícito. (160)

Siga treinando e você alcançará a nota desejada! Sua redação tem erros que não são muito difíceis de se resolver, treine bastante, leia redações nota 1000, estude e siga firme! Deus abençoe e, novamente, parabéns!
0

Na obra "As Raizes Históricas do Estado Moder[…]

As necessidades da sociedade brasileira de classe […]

Na música ''que país e este?'' da banda Legião Urb[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.