Avatar do usuário
Por Castru
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#123202
Em "Cidade de Deus" - um dos patrimônios da indústria cinematográfica brasileira - são recriadas cenas "comuns" do espaço das favelas, se atentando as constantes ameaças à vida de seus moradores. Considerando a obra, nota-se , nesse âmbito, a existência de obstáculos para a efetivação do direito à segurança pública prevista legalmente. Nesse viés, é válido analisar a discriminação envolvida e a irresponsabilidade das autoridades.

Em primeira instância, percebe-se o ato de segregação que se configura na dificuldade em garantir a segurança à população de favelas. Nesse sentido, Milton Santos define a ideia de cidadania mutilada, onde o estado de cidadão é afetado pela desigualdade socioeconômica. Desse mesmo modo, aqueles que vivem nas zonas periféricas brasileiras são, muitas vezes, deixados de lado pelo próprio governo, ocasionando na distinção da população baseada na efetivação do direito à segurança pública. Logo, não convém ao Estado - órgão que deveria fomentar a igualdade - ignorar os direitos dos cidadãos.

Em segundo lugar, a integridade não pode ser garantida enquanto houver o descaso de poder das autoridades. A crítica é válida no momento que o uso incorreto do poder destinado à proteção da população acaba criando um efeito contrário. Como também mostrado no filme supracitado, aqueles que deveriam prover a segurança, muitas vezes, corroboram com as outras ameaças existentes dentro das favelas e, desse mesmo modo, muitas autoridades, de maneira individualista, negligenciam seus deveres. Em suma, a segurança pública não pode ser efetivada enquanto houver o uso indiscriminado dos privilégios concedidos às autoridades.

Urge, portanto, a necessidade de uma medida que sobrepuja os empecilhos para a garantia da segurança da população de favelas. Para isso, o Ministério da Justiça - órgão responsável pela incolumidade dos brasileiros - deve, a fim de passar pelos obstáculos anteriormente ditos, criar para a população uma forma de denúncia de casos de omissão ou abuso vindo de autoridades competentes, isso se dará por meio da criação de um centro de atendimento por telefone ou online. Desse modo, tramas como o de “Cidade de Deus” permanecerão nas telonas.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF/8[…]

De acordo com a Constituição Federal (CF/88), no A[…]

O fim da violência

A violência doméstica contra crianças e adolescent[…]

A obra "Utopia", escrita pelo britânico […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.