Em primeira análise, as raízes históricas são um obstáculo para a inclusão de pessoas com deficiência. Nessa perspectiva, no mundo antigo, o país de Esparta era conhecido por ser um povo composto por guerreiros, de modo que os bebês que nasciam com qualquer limitação eram mortos. Apesar da sociedade atual não ser extremista como os espartanos, nota-se que o repúdio e a exclusão são estigmas enraizados na população, de modo que a discriminação é normalizada, nesse sentido tal situação pode ser observada, exemplificando, em situações que pessoas limitadas, ao ingressarem no mercado de trabalho, estas tem menor remuneração e oportunidades. Consequentemente às raízes históricas, os indivíduos com limitações físicas ou mentais são invisibilizadas e seus direitos constitucionais negligenciados.
Outrossim, o capacitismo é um fator limitante para a inclusão de pessoas com deficiência. Nesse contexto, a obra literária "Estrelas tortas", de Walcyr Carrasco, relata a história de uma garota paraplégica e suas dificuldades para reinserir-se na vida em sociedade. Analogamente ao livro, na conjuntura atual brasileira o preconceito é um problema do cotidiano de pessoas com deficiência, no qual a sociedade tende a subestimar suas capacidade, deduzindo que devido suas limitações, são incapazes e inferiores, de maneira que tal problemática é vista, por exemplo, em ambientes escolares no qual alunos com deficiência são excluídos e ridicularizados por seus colegas devido às suas dificuldades. Em consequência a tal preconceito, o grupo com limitações podem desenvolver problemas mentais, como ansiedade e depressão, além de não serem incluídos na sociedade.
Portanto, as raízes históricas e o capacitismo são desafios para inclusão das pessoas com deficiência. Logo, cabe ao Estado -principal responsável pela garantia dos diretos individuais e coletivos-, juntamente com a mídia, realizar campanhas de sensibilização, por meio de palestras com pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência, em complexos educacionais e empresariais, como também por meio de publicações nas redes sociais, à fim de evitar a discriminação e exclusão. Nesse âmbito, com tais ações, será possível as pessoas deficientes participarem da vida em sociedade e exercer o pleno direito de cidadania e de igualdade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
- Erros gramaticais incluem "artigo 5" (corrigir para "artigo quinto"), "estas tem" (corrigir para "estes têm") e uso incorreto de vírgulas em alguns trechos.
- Para melhorar a coesão, utilize conectivos como "além disso" no início do segundo parágrafo e substitua "consequentemente às raízes históricas" por algo mais claro, como "devido a essas raízes".
- Na proposta de intervenção, detalhar o papel da mídia pode enriquecer a sugestão.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.