Avatar do usuário
Por oliviarasx
Quantidade de postagens
#134616
No filme "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" aborda a inclusão educacional de um menino com deficiência visual, um tema de grande importância no Brasil, em um contexto onde a diversidade é cada vez mais valorizada. No entanto, a realidade enfrentada por estudantes cegos ainda apresenta inúmeros desafios que dificultam sua plena participação no ambiente escolar. Desse modo, evidencia-se a necessidade de romper as barreiras enfrentadas por esses indivíduos, bem como sugerir melhorias para uma educação mais inclusiva no país.

O Censo Escolar 2018 do INEP indicou que apenas 31% das escolas brasileiras têm dependências acessíveis para pessoas com deficiência visual. Portanto, escolas ainda não disponibilizam livros em formatos acessíveis, como Braile ou áudio, o que limita o acesso ao conhecimento por parte dos alunos cegos. Sendo assim, a falta de recursos tecnológicos, como softwares de leitura e dispositivos que convertem texto em áudio, também contribui como barreira da inclusão.

Ademais, o preconceito e a discriminação ainda são barreiras invisíveis que afetam a inclusão educacional de cegos em instituições. Estudantes com deficiência visual frequentemente enfrentam estigmas e atitudes negativas por parte de colegas e até mesmo de educadores. Promover uma cultura de respeito e empatia é essencial para que a inserção de deficientes se torne uma realidade próxima. Campanhas de conscientização e a promoção de atividades que fomentem a convivência entre todos os alunos podem contribuir para a desconstrução de preconceitos.

Em suma, é imprescindível uma articulação entre as esferas governamentais, as instituições de ensino e a sociedade civil para que a inclusão educacional de cegos no Brasil avance de forma consistente. A criação de políticas públicas voltadas para a educação inclusiva, por meio de investimentos em formação de professores, adaptação de materiais e infraestrutura, é um passo fundamental para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Caminhos para combater a gravidez precoce no Brasi[…]

Caminhos para combater a gravidez precoce no Brasi[…]

JoaoPedro72 JoaoPedro722 ProfDan red1000[…]

Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.