Avatar do usuário
Por KaioP366
Quantidade de postagens
#128217
A escritora norte-americana Helen Keller, é a pessoa surdo-cega mais famosa da história, mas para isso, superou inúmeras barreiras referentes a suas deficiências. No Brasil, os cegos enfrentam diversas dificuldades semelhantes às de Keller no processo pedagógico, pois a inclusão educacional destes ainda é realizada de forma insuficiente. Com efeito, a desconstrução da desigualdade social, bem como da omissão do Estado são iniciativas capazes de fazer com que o problema seja tratado com a devida importância.

Primeiramente, a desigualdade social motiva os desafios para a inclusão de deficientes visuais na educação. Nesse sentido, o renomado romancista e ativista dos direitos humanos francês, Victor Hugo, exprime que, “o progresso roda constantemente sobre duas engrenagens, faz andar uma coisa esmagando sempre alguém”. De fato, enquanto há avanços na educação, os cegos não são inclusos e são deixados para trás, pois sem a disponibilidade de livros escritos em braille e outras opções de acessibilidade em escolas e faculdades , esse indivíduo permanecerá excluído. Dessa forma, com a desigualdade social vigente, uma educação decente para os deficientes visuais sempre será um desafio.

Em segundo lugar, a omissão estatal fomenta a exclusão de cegos no ambiente acadêmico. Desse modo, a Constituição Federal de 1988, garante o direito à educação para todos, sendo este um dever do Estado. Contudo, o Estado brasileiro não cumpre este papel, já que de acordo com uma pesquisa publicada em 2023 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, é preciso dar mais atenção à inclusão de estudantes com deficiência visual, porque os supracitados continuam enfrentando empecilhos na escola e faculdade. Assim, enquanto a desmobilização estatal for a regra, uma formação educacional de cegos bem sucedida será a exceção.

É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para valorizar a formação acadêmica de deficientes visuais. Nessa perspectiva, o Ministério da Educação – responsável por promover ensino de qualidade no país – deve desconstruir a desigualdade social sofrida por cegos no processo educacional, por meio de políticas públicas, como maior integração de livros didáticos escritos em braille em escolas e universidades, bem como outras ferramentas de acessibilidade capazes de diminuir as dificuldades enfrentadas na hora do estudo. Essa iniciativa teria a finalidade de mitigar a omissão do Estado e de garantir que o Brasil seja uma nação solidária, igualitária e, de fato, inclusiva.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por KaioP366
Quantidade de postagens
#128218
@Maxy
@TavioCorteze
@lais458
@Hyque
@Sabina
@DaviCarlin

Algum de vocês pode por favor corrigir minha redação? Para aqueles que se disponibilizarem, peço que após a correção aponte os erros principais cometidos no texto, de preferência por ordem de relevância, e que me digam onde devo melhorar. <3
0
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128225
@KaioP366

1 - Desenvolvimento do tema e repertório sociocultural produtivo:

- Seu texto apresenta uma introdução bem elaborada, com uma referência à história de Helen Keller que contextualiza o problema da inclusão educacional de deficientes visuais.

- Você poderia enriquecer ainda mais seu repertório sociocultural ao citar dados estatísticos sobre a situação dos cegos no Brasil ou exemplos de iniciativas bem-sucedidas em outros países.

2- Estrutura dissertativo-argumentativa:

- Certifique-se de que sua tese esteja claramente exposta logo na introdução para guiar o leitor ao longo do texto.

3 - Argumentação e relação com o tema:

- Seus argumentos são pertinentes, abordando a desigualdade social e a omissão estatal como fatores que dificultam a inclusão educacional dos deficientes visuais.

- Para fortalecer seus argumentos, você poderia incluir exemplos concretos de casos reais ou pesquisas recentes sobre educação inclusiva no Brasil.

4- Coerência textual e recursos coesivos:

- Eu não aconselho começar os desenvolvimentos com esses conectivos.

- Procure diversificar os recursos coesivos utilizados para garantir uma maior fluidez na progressão das ideias.

5- Proposta de intervenção detalhada:

- Sua proposta final é coerente com os problemas apresentados anteriormente no texto.

- É importante detalhar ainda mais os meios pelos quais essa proposta pode ser implementada na prática, indicando responsáveis pela execução das medidas sugeridas.

Em geral, sua redação possui bons elementos estruturais e argumentativos. Para melhorá-la ainda mais:

- Busque inserir dados concretos para embasar seus argumentos;

- Utilize exemplos específicos para ilustrar suas ideias;

- Revise atentamente a pontuação e concordância verbal;

- Reforce sua tese desde a introdução até a conclusão.

Parabéns pelo esforço! Continue praticando para aprimorar sua escrita!
0

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.