- 22 Set 2024, 00:04
O difícil acesso a educação para pessoas cegas no Brasil ocorre diante a desigualdade vivida por muitos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010, 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual.
Diante desse cenário, no dia a dia de um ser humano com alguma deficiência visual, ela enfrenta vários desafios, como passeios com buracos e desníveis, rampas inadequadas e travessias perigosas, são dificuldades rotineiras na vida dessas pessoas, e por esses e mais motivos, todos os devem ter a inclusão social, pois são ocasiões normais no dia a dia e isso é direito de todos.
A esse respeito, o filme “Hoje eu quero voltar sozinho ” (2014) que retrata a vida de Leonardo, um estudante cego do ensino médio que tenta ser independente.
Portanto, para combater a desigualdade educacional de pessoas cegas no Brasil, as escolas, em parceria com o Ministério da Educação, devem ter recursos de apoio, como máquinas de Braille, computadores acessíveis, iluminação adequada, entre outros. Essa iniciativa a finalidade de romper a inércia estatal e fazer com que todas as pessoas cegas tenham seu direito de viver normalmente em sociedade, sem ser excluída.
Diante desse cenário, no dia a dia de um ser humano com alguma deficiência visual, ela enfrenta vários desafios, como passeios com buracos e desníveis, rampas inadequadas e travessias perigosas, são dificuldades rotineiras na vida dessas pessoas, e por esses e mais motivos, todos os devem ter a inclusão social, pois são ocasiões normais no dia a dia e isso é direito de todos.
A esse respeito, o filme “Hoje eu quero voltar sozinho ” (2014) que retrata a vida de Leonardo, um estudante cego do ensino médio que tenta ser independente.
Portanto, para combater a desigualdade educacional de pessoas cegas no Brasil, as escolas, em parceria com o Ministério da Educação, devem ter recursos de apoio, como máquinas de Braille, computadores acessíveis, iluminação adequada, entre outros. Essa iniciativa a finalidade de romper a inércia estatal e fazer com que todas as pessoas cegas tenham seu direito de viver normalmente em sociedade, sem ser excluída.
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido