Avatar do usuário
Por faelsj14
Quantidade de postagens
#138456
Para Clément Rosset, toda realidade é cruel. Essa crueldade é facilmente observada nos desafios para a promoção da alfabetização, que no Brasil, muitas pessoas são privadas de exercer a cidadania por não serem alfabetizadas. Nessa perspectiva, é nítido um problema cruel, que resulta da falta de informação e da omissão governamental.
Em primeiro lugar, figura o desconhecimento da população sobre o tema. Para Platão, "a parte que ignoramos é muito maior do que tudo quanto sabemos". De fato, há uma ignorância generalizada sobre a alfabetização, uma vez que grande parte da população desconhece os impactos do problema, o que pode gerar a descontinuação dos estudos. Por consequência, o empecilho pode trazer prejuízos a sua própria vida como a falta de oportunidades profissionais e a dificuldade de melhores condições financeiras.
Além disso, a negligência do Poder Público é preocupante. A teoria das instituições zumbis, de Bauman, critica a ineficácia das instituições na sociedade contemporânea. Tal fragilidade é nítida no papel do Estado frente à promoção do aprendizado básico, visto que o governo não realiza investimentos suficientes para promover a alfabetização em todo território nacional. Isso acarreta na escassez de escolas especialmente no interior, onde para estudar é necessário percorrer longas distâncias, o que leva a muitos estudantes não conseguirem continuar os estudos por vezes antes mesmo de serem alfabetizadas.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, o governo deve criar uma agenda específica para a alfabetização, por meio de uma lista de ações públicas, a fim de reverter a ineficiência em que se encontra e agir sobre a falta de informação da população frente ao tema. Tal ação pode, ainda, contar com consultas para entender as reais necessidades das pessoas. Dessa forma, será possível vislumbrar uma realidade menos cruel.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta alguns erros de concordância e pontuação que podem ser corrigidos. Por exemplo, na frase "que no Brasil, muitas pessoas são privadas", a vírgula deve ser removida para manter a fluidez: "que no Brasil muitas pessoas são privadas". Para melhorar a argumentação, você pode aprofundar o impacto da falta de alfabetização em dados concretos ou exemplos reais. Além disso, ao elaborar a proposta de intervenção, detalhe mais claramente os agentes envolvidos e como as ações serão implementadas para garantir eficácia.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Os desafios para enfrentar a invisibilidade do tra[…]

Saúde mental no século XXI

Conhecido como o "pai da medicina", Hipó[…]

De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência do[…]

Em 2010, Dilma Rousseff foi eleita presidente do B[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.