Avatar do usuário
Por larissafces
Quantidade de postagens
#122797
A constituição federal de 1988, documento crucial para o desenvolvimento do Brasil, prevê que no artigo 5° todo cidadão tem direito igualdade perante a lei, sem distinção entre as pessoas. Porém, na conjuntura brasileira em que vivemos, esse direito é tão pouco desenvolvido de forma igualitária e justa, visto que, ainda temos desafios para a promoção da cultura de adoção. Dessa forma, percebe-se que é intensificado pela carência estatal, impulsionada pela negligência , e é suma importância analisar a escassa infraestrutura do processo e os inúmeros padrões estabelecidos.

Diante desse cenário, é notório como o descuido governamental agrava cada vez mais e problematiza o processo de adoção no Brasil. Na obra "Ensaio da Cegueira" o escritor português José Saramago, descreve uma sociedade que , gradativamente, as pessoas vão ficando cegas. No livro, o autor usa essa representação para criticar e revelar a falta de empatia dos cidadãos e preocupação em relação aos seus semelhantes. Todavia, ao compararmos a metáfora a atual realidade contemporânea, o estado se "cega" para a promoção da cultura de adoção e negligencia as próprias responsabilidades e deveres com os seus.

Além disso, o próprio processo de adoção potencializa essa questão no território nacional. No artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é proposto que "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos". Entretanto, isso não ocorre de forma geral, visto que, ainda há muito preconceito em relação as próprias crianças, que são alvo das excessivas exigências praticadas pelos candidatos a adoção. Desse modo, é de vital importância combater esse preconceito, uma vez que é uma das causas fundamentais do problema.

Assim, é necessário medidas eficazes para a solução da carência e a negligência estatal. Para isso, é imprescindível que o ECA -o qual é responsável pela criança e o adolescente- invista na visibilidade do problema por meio de campanhas e propagandas, e faça a conscientização e incentive a adoção, com a finalidade de promover os direitos dos jovens a terem um lar, de forma igualitária. Por fim, com tais ações, os desafios para a promoção da cultura de adoção serão amenizados na sociedade atual.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF/8[…]

De acordo com a Constituição Federal (CF/88), no A[…]

O fim da violência

A violência doméstica contra crianças e adolescent[…]

A obra "Utopia", escrita pelo britânico […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.