Avatar do usuário
Por Castru
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#133694
A novela "Chiquititas" apresenta de forma lúdica a questão adotiva no Brasil, tema esse que se mostra cada vez mais relevante no cotidiano. Isso porque, hoje em dia, gradualmente evidencia-se a dificuldade relacionada com o ato de adotar e os empecilhos disso para o público infantojuvenil. Acerca disso, hão de ser analisadas as seguintes conjunturas: o padrão instaurado entre adotados e os efeitos da ausência parental na fase de desenvolvimento.

Em primeiro lugar, é congruente pontuar a convergência dos perfis exigidos pelos adotantes como um óbice da difusão dessa prática. Nesse sentido, é válido citar o fenômeno da "cultura do cancelamento", em que os indivíduos que não se alinham a um padrão pressuposto pelo corpo social ficam sujeitos a discriminação. Análogo a isso, a procura por adoção é frequentemente limitada a uma minoria dos órfãos - geralmente branca e de pouca idade - em detrimento de outra parcela, que é afastada da possibilidade de ter uma família. Dessa forma, não é possível normalizar a adoção enquanto ela se basear em paradigmas.

Ademais, essa dificuldade associada à adoção inviabiliza o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes. Nesse viés, Pierre Bourdieu argumenta acerca das redes familiares, que constituem fontes de "capital social" para desenvolver integralmente o indivíduo. Seguindo a lógica, os menores que nunca vêm a ser adotados carecem do "capital social" supracitado, e, por conseguinte, sofrem no seu crescimento. Isso, pois a presença parental é indispensável ao ser, por exemplo, na educação emocional. Logo, é notório os entraves gerados pela pouca adesão do ato de adotar no País.

Portanto, é urgente mitigar as barreiras para a difusão da cultura de adoção no Brasil. Então, cabe ao Ministério da Cidadania - órgão responsável pelos adotados no país - promover a adoção imparcial, ou seja, sem se basear no fenótipo da pessoa a ser adotada. Isso se dará mediante a criação de eventos em que centros de adoção possam expor o perfil de menores que esperam por isso, além da conscientização acerca da discriminação, objetivando aumentar o número de adoções no Brasil e garantir uma família a toda criança e adolescente.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
870
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#133809
@Castru


- A clareza e a coesão são boas, mas algumas partes poderiam ser simplificadas para melhorar a compreensão. A organização das ideias é adequada, mas a fluidez pode ser aprimorada.
- A argumentação é relevante e bem fundamentada, com o uso de conceitos filosóficos e exemplos pertinentes. No entanto, poderia ser mais aprofundada e as conexões entre os argumentos e a proposta de intervenção mais explícitas.
- A proposta de intervenção é pertinente e respeita os direitos humanos, mas poderia ser mais detalhada em relação à sua implementação prática e ao impacto esperado.
0
Avatar do usuário
Por gabrielromao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#140594
Oii, tudo bem?
Seu texto é bom, demonstra vontade e um bom conhecimento de alguma gramática. Todavia, ele peca em coesão e coerência entre as partes, gerando um certo desconforto na leitura.
Sua tese é fraca e não é, por si só, um demonstrativo da problemática que você quer apresentar no decorrer do texto, uma melhora/aprofundamento nessa parte pode favorecer todo o restante do texto. Continuando na introdução, há uma desconexão entre os empecilhos citados e os que serão apresentados ao longo dos desenvolvimentos, isso deixa seu texto com as partes desconexas.
Há uma falta de clareza nos argumentos, não consegui perceber uma boa adequação entre a "cultura do cancelamento" e a cultura de adoção, talvez haja uma dificuldade em expor de forma clara essa ligação e o mesmo acontece no segundo desenvolvimento.
Particularmente gostei da proposta de intervenção, contém todos os elementos necessários, sei que as vezes a falta de linhas nessa parte do texto possa dificultar um maior detalhamento de como a ação será implementada, mas se falando nos moldes do enem, contém tudo que é necessário.
0

Os desafios para enfrentar a invisibilidade do tra[…]

Saúde mental no século XXI

Conhecido como o "pai da medicina", Hipó[…]

De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência do[…]

Em 2010, Dilma Rousseff foi eleita presidente do B[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.