Avatar do usuário
Por alessa1094
Quantidade de postagens
#138574
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, garante educação como direito de todo cidadão brasileiro. Entretanto, a realidade contemporânea está distante disso, haja vista desafios para a promoção da leitura e alfabetização no Brasil. Desse modo, é possível identificar duas causas principais para essa conjuntura: a omissão governamental e desestimulação da irracionalidade.
Em primeiro lugar, percebe-se que o descaso governamental fomenta a permanência do impasse. Sob essa lógica, Thomas Hobbes, filósofo inglês, destaca a obrigação do Estado em assegurar o bem-estar da coletividade. No entanto, a máxima do autor parece não ter sido cumprida, já que o governo não fornece políticas públicas que garanta ensino de qualidade a população de bairros periféricos. Dessa forma, esse fato e demostrado mediante a falta de recursos para a infraestrutura escolar como a ausência de bibliotecas e laboratórios de informática, o que ocasiona desinteresse nos alunos para a leitura. Nesse viés, observa-se que o direito ao ensino dos alunos se encontra violada, visto que o analfabetismo ocorre pela carência de investimentos na educação básica. Assim, essa postura estatal precisa de resolução.
Ademais, convém frisar que a ausência de reflexão social é um aspecto que acarreta a problemática. Nesta perspectiva, o autor Itamar Vieira, em sua obra “Torto Arado”, denuncia que há grupos e temas sociais os quais são silenciados. À vista disso, nota-se que tal situação pode ser relacionado à realidade brasileira, pois as famílias não cumprem sua parte, uma vez que os pais também são responsáveis pelo analfabetismo funcional dos filhos pela à escassez de incentivo. Consequentemente, esses jovens terão dificuldade na ascensão social, os quais em sua grande maioria são de origem humilde. Logo, falta debate sobre essa questão na família e na escola.
Portanto, cabe ao Estado – responsável por promover o bem-estar da sociedade- investir uma maior parcela do a promoção da leitura e alfabetização no Brasil. Isso será feito por meio da implementação de políticas públicas para a melhoria da estrutura escolar. Além disso, as instituições de ensino devem proporcionar palestras de incentivo a leituras para alunos e pais. Tal ato tem por finalidade remediar não somente a omissão governamental, mas também a desestimulação da irracionalidade. Assim, o respeito será a base para a construção de um Brasil mais igualitário e preocupado com a garantia dos direitos humanos de sua população.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta alguns erros gramaticais que podem ser corrigidos, como "a ausência de bibliotecas e laboratórios de informática" em vez de "a ausência de bibliotecas e laboratórios de informática, o que ocasiona desinteresse nos alunos para a leitura", que poderia ser reestruturado para maior clareza. A argumentação carece de um desenvolvimento mais coeso; por exemplo, ao discutir a responsabilidade dos pais no analfabetismo funcional, seria interessante apresentar dados ou exemplos específicos sobre essa relação. Para a proposta de intervenção, detalhe melhor os agentes envolvidos e as ações específicas que devem ser realizadas.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Na música "Construção", o autor Chico Bu[…]

De acordo com dados de pesquisas realizadas em tor[…]

"Declaração universal dos direitos humanos: t[…]

Segundo Mahatama Gandhi, ativista indiano, "O[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.