Avatar do usuário
Por Luianne
Quantidade de postagens
#141262
Uma vez que a Constituição de 1988 propôs a familiarização dos direitos para classes mais baixas, em nenhum momento as colocou em nível inferior, como o artigo 5º da Carta Magna exemplifica, e como o Brasil é desleixado em colocar em prática políticas sociais, principalmente na educação, isso se torna um problema.

Ainda que existam leis que garantam os direitos ao estudo do jovem adolescente, o Estado pouco promove a conscientização da leitura por parte dos jovens, em comparação a países mais desenvolvidos, como a Alemanha, onde cada cidadão lê cerca de 5 livros por ano, enquanto no Brasil, cerca de 100 milhões de pessoas leem apenas 4 livros. A outra metade lê mais do que o previsto. Esse cenário evidencia como o país é visto internacionalmente como subdesenvolvido quando o tema é educação.

Entretanto, esse número problemático recebe destaque midiático, em que mídias sociais, internet e televisão fazem exposição do baixo índice de alfabetização, ao mesmo tempo em que ensinam e colaboram para o rendimento dos alunos em sala de aula, como por meio de vídeos, aulas e estudos por aplicativos. Esses recursos ajudaram alunos durante a pandemia e contribuíram para a recuperação do ensino diante do retardamento educacional.

Por conseguinte, algumas soluções que originalmente poderiam funcionar no Brasil, como a implementação de políticas públicas nas escolas de ensino médio, ensino integral e centros para jovens adultos, além da conscientização sobre a importância da leitura, principalmente para jovens pobres que carecem de conhecimento, seriam essenciais. A ampliação de investimentos escolares em áreas remotas, especialmente no interior, também se faz necessária, visto que essas regiões carecem de reformas públicas voltadas à educação. Só com uma estrutura adequada será possível avançar na questão da transalfabetização no Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    - Na Competência 1, há erros como "transalfabetização", que não é um termo amplamente reconhecido. Sugiro usar "alfabetização". Além disso, a frase "A outra metade lê mais do que o previsto" é confusa e pode ser revisada para clareza.
    - Na Competência 3, a organização dos dados sobre leitura poderia ser melhor estruturada para fortalecer o argumento.
    - A proposta de intervenção carece de detalhamento. Especifique agentes e meios, por exemplo, mencionar ONGs ou programas governamentais específicos.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por babaloo
Quantidade de postagens Doações Doações
#141270
Ei! Sua redação aborda um tema super relevante e atual. Vamos lá:

**Competência 1:** Você demonstra um bom domínio da norma-padrão, mas alguns trechos poderiam ser mais claros, como "transalfabetização". Nota: 160.

**Competência 2:** Você entendeu bem o tema e incorporou comparações internacionais, mas faltou aprofundar o impacto disso na sociedade brasileira. Nota: 160.

**Competência 3:** A argumentação é sólida, mas a comparação com a Alemanha poderia ser mais bem explorada para fortalecer seu ponto de vista. Nota: 160.

**Competência 4:** O texto é coeso, mas alguns conectivos poderiam melhorar a fluidez, como entre desenvolvimento e conclusão. Nota: 160.

**Competência 5:** A proposta de intervenção é pertinente, mas poderia detalhar mais, como especificar agentes e meios. Nota: 160.

Nota geral: 800. Continue assim e, com algumas melhorias, você chegará ainda mais longe! 😊
0

A constituição federal de 1988, norma que rege a s[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

A música "geração coca-coca" cantada por[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.