Diante desse cenário, convém ressaltar que a insuficiência legislativa destaca-se como causadora da problemática. Nesse viés, o decreto 7.053 que instituiu a Política Nacional para a População em Situação de Rua que tem com objetivo principal de garantir que pessoas em situação de rua tenham acesso a direitos como saúde, educação, assistência social, trabalho, renda, cultura e moradia. Sob tal ótica, pode-se notar que as autoridades competentes ignoram o que rege a PNPSN na medida em que permitem constantemente os desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil, perpetuando o ciclo de pobreza e preconceito.
Além disso, é cabível enfatizar que o silenciamento social corrobora da permanência dos desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua. Nesse contexto, segundo Michel Foucault, filósofo frances, na sociedade contemporânea, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Tal afirmação reflete a realidade brasileira, a qual sempre esteve moldada pelos desejos de uma elite poderosa e preconceituosa que com o intuito de afastar a população pobre dos centros urbanos criam medidas ,como a arquitetura hostil, para restringir sua permanência em espaços públicos.
Portanto. pode-se inferir que os desafios para (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua representa uma questão importante e carente de soluções. Sendo assim, cabe ao Estado, por meio de parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, fortalecer políticas públicas de amparo a população em situação de rua, com o intuito de garantir os direitos constitucionais a todos e, assim, proporcionar um ambiente social mais justo.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: Gramática/ortografia diversificada (ex.: “como objetivo” → “que tem como objetivo”; “frances” → “francês”; “Portanto. pode-se” → “Portanto, pode-se”). Coerência e progressão: estruturação pouco clara entre introdução, desenvolvimento e conclusão; uso de argumentos soltos. Recomendações: reescrever conectivos para conectar ideias (logo, porém, ademais); corrigir registros: “Artigo 6º da CF”, “PNPSN” se for órgão/lei correto. Proposta de intervenção mais detalhada: indicar agente, ação, meios (políticas, orçamento) e finalidade explícitos (ex.: criar programa x com metas y, monitorado por órgão z).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.