Avatar do usuário
Por mylex23
Quantidade de postagens
#134114
Em sua obra “Ensaio sobre a cegueira”, o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, gradativamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar social coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra retrata a realidade do país, socialmente vulneráveis no Brasil é um problema que não recebe devida atenção. Nesse contexto, deve-se analisar a omissão social e a negligência estatal que impulsionam tal problemática, com o intuito de soluciona-la.
Diante desse cenário, nota-se que a omissão social é um fator agravante desses impactos no Brasil. Segundo Hannah Arendt, filósofa alemã, a “banalidade do mal” decida a assustadora capacidade do individuo de cometer ou normalizar atos terríveis no ambiente social. Diante de tal exposto, nota-se que os seres humanos omitem os impactos ambientais sobre pessoas em risco social. Consequentemente, mantém-se o quando de ausência de ações sociais efetivas, fragilizando, com isso, a cidadania plena no país. Dessa forma, é imprescindível combater a omissão social, visto que é um causador do problema.
Ademais, observa-se a inoperância governamental como fator agravante. Desses desafios no Brasil. de acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto “a cidadanias Multiladas”, a cidadania atinge sua eficácia quando os direitos do corpo social, no todo, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia as pessoas em situações de pobreza dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que ocorre o aumento das desigualdades. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social - promover campanhas de combate dos impactos ambientais, mediante, a escola. Tal ação terá como finalidade cessar os impactos ambientais sobre populações socialmente vulneráveis. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma […]

Na canção “Coração Civil” de Milton Nascimento, a […]

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser […]

Segundo o artigo 1° da Declaração Universal dos Di[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.