Apesar da Constituição Federal de 1988 resguardar o direito do livre acesso à informação, tal direito é imbuído de controle e exceções, como o sigilo. Como expresso na LGPD, é preciso que a coleta e a divulgação dos dados pessoais, por exemplo, sejam autorizados e possuam plena anuência da pessoa natural ao qual os dados estão vinculados, como os sensíveis. Nessa linha, não somente o vazamento de informações em redes digitais, mas também em meios físicos podem gerar consequência negativas ao cidadão, como a exposição de imagem, de dados, dentre outros.
Nesse contexto, além da pessoa natural, as empresas também estão expostas à insegurança cibernética, a exemplo de vários fatos ocorridos no Brasil nos últimos anos, como vazamentos e invasões de Hackers a dados de ministros do Supremo Tribunal Federal e de Deputados Federais do Congresso Nacional Brasileiro. Apesar de haver investimentos em segurança digital, ainda se encontram fragilidades e vieses que podem, inclusive, afetar a soberania nacional, um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.
Portanto, considerando o exposto, ainda que exista dispositivos constitucionais legal, precisa-se de maior controle e fiscalização por parte dos legisladores e das autoridades em promover a segurança integral da sociedade (pessoas e instituições) quanto ao tratamento dos dados em meios digitais, aplicando, com mais rigor e eficácia, a Lei ou outros dispositivos infraconstitucionais vigentes no Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta domínio da norma-padrão da língua portuguesa, sem erros gramaticais significativos, portanto, a nota máxima é atribuída à Competência 1. Quanto à Competência 2, o autor compreende claramente a proposta de redação e aplica conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
No entanto, na Competência 3, embora o autor selecione, relacione e organize informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista, a argumentação poderia ser mais aprofundada. Por exemplo, a afirmação "baixo controle dos dados pelas plataformas digitais, além de uma fiscalização ineficiente dos órgãos e dos sujeitos competentes" poderia ser melhor embasada com mais detalhes ou exemplos.
Em relação à Competência 4, o texto demonstra bom conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, utilizando elementos conectivos entre os períodos e mantendo o sentido lógico entre eles, justificando a nota máxima.
Por fim, na Competência 5, a proposta de intervenção apresentada "precisa-se de maior controle e fiscalização por parte dos legisladores e das autoridades em promover a segurança integral da sociedade (pessoas e instituições) quanto ao tratamento dos dados em meios digitais, aplicando, com mais rigor e eficácia, a Lei ou outros dispositivos infraconstitucionais vigentes no Brasil" é relevante e relacionada ao tema, mas poderia ser mais detalhada, especificando, por exemplo, que ações concretas poderiam ser tomadas para melhorar o controle e a fiscalização. Além disso, a proposta não detalha um dos elementos necessários para a nota máxima: agente, ação, meio ou finalidade. Sugiro que na próxima vez, detalhe mais a proposta de intervenção, focando em um desses elementos.