Em primeiro plano, destaca-se a omissão midiática como um dos fatores ligados aos desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Segundo o escritor Aldous Huxley, os fatos não se tornam inexistentes quando ignorados. Sob essa perspectiva, a ideia mencionada se aplica ao âmbito nacional, haja vista que a mídia silencia a história de luta vivenciada pelos povos africanos ao tentar ser reconhecidos mediante ao legado de coragem que eles deixaram para o Brasil. Dessa forma, foram silenciados e excluídos das mídias, a fim de que seus conhecimentos não fossem reconhecidos pela sociedade. Desse modo, em razão do silenciamento dos meios de comunicação, o problema perdura em solo brasileiro.
Outrossim, é possível observar que a falta de informação também potencializa o revés. Para o escritor Peter Drucker, o saber e a informação são recursos estratégicos para o desenvolvimento de uma sociedade. Entretanto, considerável parcela da população não possui conhecimento da herança cultural que os povos africanos deixaram para os brasileiros, um exemplo disto é a capoeira, símbolo de resistência para a sociedade, que muitos não possui sabedoria de onde surgiu. Logo, a desinformação social deve ser combatida.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para resolver os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, agravado pela omissão midiática e pela falta de informação, instauradas no país. O Ministério das Comunicações, órgão responsável por regular o setor de comunicação no Brasil, deve atuar na execução de campanhas de conscientização com a participação de escolas. Isso deve ser feito por meio da criação de campanhas informativas veiculadas nos meios de comunicação de grande abrangência, como canais televisivos e redes sociais, a fim de chamar atenção da sociedade para o problema. Dessa maneira, será possível resolver essa questão, pois será retirada do cenário de invisibilidade, como propõe Djamila Ribeiro.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
"mediante ao" deve ser "mediante o". Em "muitos não possui", use "possuem". Inserir conectivos para melhorar fluidez, como em “Além disso, a desinformação social deve...”. A proposta de intervenção é clara e detalhada.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.