Avatar do usuário
Por Lillysroom
Quantidade de postagens
#142044
Segundo a escritora brasileira Djamila Ribeiro, problemas só podem ser resolvidos quando a eles é dada a adequada atenção. Entretanto, no Brasil contemporâneo, os desafios para a valorização cultural da arte periférica sofrem a invisibilidade problematizada pela autora, causando grandes atrasos no reconhecimento de sua importância para a identidade brasileira. Diante disso, é relevante analisar dois fatores incontornáveis do problema: a morosidade estatal e a lacuna educacional.
Nesse viés, em primeira análise, é relevante apontar a desassistência estatal em combater o diminuto reconhecimento social em questão. O filósofo alemão Friedrich Hegel defendia que o Estado é o pilar inicial de uma nação, isto é, constitui o meio correferido a atenuação das malezas sociais. Paralelamente, o Governo tem sido negligente em cumprir seu papel de promover a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro, que consequentemente é estigmatizada e marginalizada, assim como seus criadores por conta de preconceitos com a população de classe baixa, para além disso, há não só a desvalorização, mas também, a repressão da arte da periferia. Assim, há urgência de um posicionamento.
Desse modo, a lacuna educacional ratifica o problema acima citado. Segundo educador e pensador brasileiro Paulo Freire, "se só a educação não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda". Sob esse ponto de vista, é possível traçar um paralelo com a situação brasileira de desvalorização da arte periférica, uma vez que, ao tratar da história da periferia de maneira conteudista e pouco reflexiva, o sistema educacional falha no tangente a explicar aos alunos o significado da arte citada, causada a desinformação geral acerca do tema também, o invizibilizando. Por conta desse desse impedimento cultural, a arte periférica sofre diversos diversos ataques e repressões da sociedade, apesar de historicamente ser uma forma de resistência e de dar voz ao povo abandonado às margens da sociedade. Portanto, é imprescindível a mudança do quadro alarmante contemporâneo.
Em suma, é mister uma intervenção para agir sobre o imbróglio. Assim, o Governo Federal -responsável por organizar a nação-, deve criar uma agenda específica em conjunto com as escolas, de modo que seja implementado nos institutos escolares um plano de valorização artística, que por meio da ministração de aulas , paletras -feitas por profissionais instruídos- e atividades reflexivas, terá a finalidade de promover a valorização da arte periferia no cenário cultural brasileiro. Podendo contar com pesquisas entre os alunos para ouvir a opinião popular. Apenas dessa forma, o problema será retirado da invisibilidade e resolvido, como afirma Djamila.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
840
pontos
Desbloquear

    A redação apresenta erros como "malezas" ao invés de "mazelas", "correferido a atenuação" que deveria ser "para a atenuação", e repetição de palavras como em "desse desse impedimento". Sugiro reescrever para melhorar a clareza, por exemplo, substituindo "causada a desinformação geral acerca do tema também, o invizibilizando" por "o que causa desinformação geral e invisibiliza o tema". Na proposta de intervenção, todos os elementos estão presentes e há detalhamento.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

A constituição federal de 1988, norma que rege a s[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

A música "geração coca-coca" cantada por[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.