Em primeira análise, é preciso destacar o preconceito dos brasileiros em relação à cultura, religião e etnia dos africanos. Segundo o filósofo Voltaire "preconceito é opinião sem conhecimento". Esse contexto envolve uma falta de saber da população brasileira sobre a história desses povos, além de crenças enraizadas na sociedade que provem maior exclusão social. Dessa forma, muitas pessoas não tem noção sobre o que são as religiões de matriz africana, por exemplo, e acabam sendo preconceituosas, assim como o racismo, que frequentemente é inserido estruturalmente.
Ademais, cabe salientar que a omissão midiática em relação a valorização dos povos afros, contribui para uma maior desigualdade social. De acordo com o escritor Ariano Suassuna, a nação brasileira é dividida em dois fragmentos, o país dos privilegiados, e o país dos despossuídos, sendo a estrutura nacional criada para suprir apenas as necessidades dos primeiros. Isso acontece principalmente pela negligência social e governamental diante a igualdade e necessidades da população. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que a invisibilidade midiática resulta hoje em um agravamento de disparidades sociais.
Portanto, com o objetivo de incentivar a população a praticar o bem comum, é dever do Governo promover campanhas de inclusão social. Através da mídia -utilizando anúncios, propagandas e outras ações midiáticas- seria possível que a sociedade brasileira ficasse ciente sobre a importância de valorizar a herança dos povos afros e respeitá-los. Outrossim, caberia também ao Governo, em conjunto com o Ministério da Educação, inserir as crianças e adolescentes na cultura africana. Por meio de passeios escolares -visitando museus, pontos turísticos e estudando artes que enaltecem esses povos- os alunos entenderiam a história e se sensibilizariam perante ao tema. Somente assim, o Brasil se tornaria um país onde sua população é respeitosa e respeitada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros de concordância e pontuação, como "preconceito dos brasileiros em relação à cultura" e "diante a igualdade". Sugestão de reescrita para clareza e coesão. Proposta de intervenção carece de detalhamento maior nos elementos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.