Em primeira análise, percebe-se o racismo estrutural como um causador do problema. A esse respeito, durante o processo de colonização do Brasil, os colonos europeus sempre fizeram de tudo para calar e apagar a história da população negra, sempre colocando sua cultura e tradições acima da dos negros. Transpondo para a realidade atual, nota-se que o racismo trazido pelos colonos europeus ainda assola a população negra, uma vez que sua cultura continua sendo minimizada, inferiorizada e discriminada pela sociedade. Sendo assim, urge mudanças para superar isso.
Além disso, a negligência estatal também perpetua a problemática. Sob esse viés, o filósofo Karl Max em sua obra "O Capital" alega que o Estado deve intervir nas relações para garantir justiça social. Trazendo a obra para o Brasil contemporâneo, fica evidente que não há essa intervenção do Estado de forma eficaz, pois não há apoio a movimentos de exaltação da cultura africana e sim, repreensão. Além de não haver punição adequada para quem desrespeita a cultura negra. Logo, é necessária a mudança desse cenário.
Por fim, diante dos fatores que contribuem essa problemática, é necessária a ação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse âmbito, cabe ao poder público na figura do Ministério da Cultura conscientizar a população por meio de campanha e eventos em escolas sobre a importância da valorização da herança africana no Brasil, além de punir severamente qualquer ato racista e desrespeitos contra essa herança cultural, a fim de que conscientizados e com punições, entenda a importância entendam a importância dela. Feito isso, o direito proposto na Constituição estará sendo assegurado na prática.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais como "desrespeitos" e falta de concordância em "contribuem essa problemática". Sugiro "desrespeito" e "contribuem para essa problemática". A proposta de intervenção carece de detalhamento no meio.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.