Avatar do usuário
Por kauaaraujo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#139760
O livro "Utopia", do escritor Thomas More, retrata uma sociedade alternativa e perfeita, com ausência de empecilhos. No entanto, a realidade contemporânea não condiz com o que o autor prega em sua obra, visto que a desvalorização da herança africana no Brasil é um obstáculo que dificulta a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é resultado não só do preconceito mas também da falta de informação.

Precipuamente, deve-se ressaltar o preconceito como impulsionador da desvalorização, porque observa-se na sociedade comentários e atos de preconceito com a cultura africana, como o racismo e intolerância religiosa. Entretanto, a Constituição Federal de 1988 diz "Todos somos iguais perante a lei", com isso torna-se desnecessário o sentimento de superioridade aos outros por conta de diferenças que precisam serem respeitadas.

Ademais, é imperativo salientar a desinformação como promotor dessa falta de valorização, pois nas escolas nem sempre discutem a respeito da herança africana e a sua importância. Contanto, Nadjda Moldestam acredita que o silêncio é um verdadeiro crime contra a sociedade, sob essa perspectiva faz-se necessária a propagação da cultura africana no ambiente escolar, para que esse assunto tenha o conhecimento e o valor que realmente merece. Diante disso, é fundamental a discussão desses aspectos a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Em vista disso, medidas viáveis são necessárias para conter o avanço da desvalorização da cultura africana. Destarte, o governo juntamente com o Ministério da Educação (MEC) devem implantar nas escolas projetos e palestras anuais para que os estudantes tenham sempre conhecimento e consciência do valor da cultura africana para a sociedade. Desse modo, ameniza-se o impacto nocivo dessa problemática e a coletividade alcançará a Utopia de More.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    Na Competência 1, erros como "precisam serem respeitadas" devem ser corrigidos para "precisam ser respeitadas". Em "nas escolas nem sempre discutem", sugiro "nem sempre se discute nas escolas". Na Competência 4, a transição entre parágrafos pode ser melhorada com conectivos mais claros. A proposta de intervenção é bem articulada e detalhada, envolvendo o governo e o MEC em ações educativas. A redação atende bem ao tema e estrutura argumentativa do ENEM.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Sua nota final foi 400. 560+ 240= 800÷2= 400

A Constituição Federal de 1988, no Art. 5°, assegu[…]

A Constituição Federal assegura, a todos os cidadã[…]

Obrigado

JoaoPedro72 Felipe082 Oi pessoal, hoje sai[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.