Um dos principais desafios para a valorização da herança cultural africana reside na falta de conhecimento e reconhecimento por parte da população em geral. Muitas vezes, a história e as contribuições dos povos africanos são ignoradas ou negligenciadas, o que resulta em uma visão distorcida e incompleta da nossa própria identidade cultural.
Além disso, a perpetuação de estereótipos e preconceitos em relação à cultura africana também contribui para a marginalização e subvalorização desse patrimônio. A falta de representatividade e visibilidade dos artistas, intelectuais e líderes africanos nas esferas públicas e midiáticas reforça a ideia de inferioridade e exotismo associada à cultura africana.
Para superar esses desafios e promover a valorização da herança cultural africana, é fundamental investir em iniciativas educacionais que visem resgatar e difundir o conhecimento sobre a história e as tradições dos povos africanos. Além disso, é importante incentivar a produção e o consumo de arte, música, literatura e demais manifestações culturais africanas, promovendo assim a diversidade e o respeito pela pluralidade cultural.
A valorização da herança cultural africana também passa pela desconstrução de estereótipos e preconceitos enraizados em nossa sociedade. É necessário promover o diálogo intercultural e o respeito pela diversidade, reconhecendo a contribuição única e fundamental dos povos africanos para a construção da identidade brasileira.
Em suma, o desafio para a valorização da herança cultural africana requer um esforço coletivo e contínuo para superar os obstáculos e promover a conscientização e o respeito pela diversidade cultural. Somente assim poderemos reconhecer e celebrar a riqueza e a importância da cultura africana em nossa sociedade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta uma boa estrutura e argumentação, mas pode ser aprimorado. Para a Competência 1, revise a pontuação em algumas frases para evitar confusões; por exemplo, "A herança cultural africana é extremamente rica e diversificada" poderia ser seguida de um ponto ou vírgula antes de "composta". Na Competência 3, sugiro reforçar alguns argumentos com dados ou exemplos específicos sobre a contribuição africana. Para a Competência 5, detalhe mais a proposta de intervenção: quem seriam os agentes (escolas, ONGs) e como poderiam atuar (ex: implementar currículos que incluam história africana).
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.