Antes de tudo, percebe-se um evidente descaso governamental em torno da problemática. A princípio, a Constituição federal de 1988 afirma que é dever do estado assegurar para todos o direito à educação e ao conhecimento contra qualquer forma de negligência. Contudo, essa premissa parece ter sido esquecida, visto que são mínimos os esforços do governo para enfrentar os desafios para a valorização da herança africana que ocorre no Brasil, por ausência de entendimento da população. Imediatamente, essa falta de enfrentamento das autoridades resulta em desinteresse por parte dos brasileiros de conhecer a própria história.
Além disso, é importante destacar a lacuna educacional nesse contexto, considerando que a educadora Sandra Costa menciona: “Toda a história tem que ser contada da maneira correta”. Entretanto, isso não ocorre na prática, visto que a maioria das escolas não não contam aos seus alunos sobre a cultura africana e a influência que ela tem nos dias de hoje, tornando assim a desvalorização da herança afro-brasileira um fato existente no Brasil. Diante do exposto, nota-se que a ausência de ensinamentos dos institutos escolares sobre a valorização da história, tendo como consequência a falta de interesse dos estudantes em solucionar a questão.
Portanto, é necessário mitigar, a problemática com a finalidade de remediar, não somente a negligência governamental, mas também a lacuna educacional. Dessa forma, cabe ao estado investir uma maior parcela do PIB nas escolas municipais. Essa ação deve ocorrer por meio do Ministério da educação, órgão responsável por elaborar planos e políticas públicas voltadas à palestras e campanhas no âmbito escolar, com intuito de alertar os jovens sobre a importância da valorização da herança africana no Brasil. Com isso, os estudante, com incentivo da escola e do governo, irão de perceber o quão importante é conhecer e valorizar a cultura dos que vieram antes deles.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros de repetição como "não não" podem ser corrigidos para "não contam". A proposta de intervenção precisa detalhar mais a finalidade. Para coesão, use conectores como "além disso" e reforce a lógica entre os parágrafos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.