Avatar do usuário
Por Aaaaa4
Quantidade de postagens
#138730
Na sociedade hodierna sabe-se que a Constituição Federal garante direito ao lazer,
a cultura e a religião para todos igualmente. Entretanto, tal confirmação não se faz suficiente e, no atual século XXI (vinte e um), o acesso à cultura de herança africana se mantém dificultoso. É sabido que, na maior parte das instituições de ensino, a única menção à África é relacionada à escravidão e o folclore, tais menções tendem a esconder a rica em diversa cultura, priorizada apenas as potências hegemônicas e suas heranças.
Primeiramente é de suma importância destacar que desde a infância a população aprende sobre o passado escravocrata brasileiro. Diante desse cenário, muitos acabam sentindo envergonhadas por serem parte de um povo historicamente oprimido. Em entrevista ao Jornal UNESP uma professora, de pele negra, cita as aulas como seu pior momento devido ao horror apresentado. A profissional informa também que isso se orgulha em poder proporcionar as diferenças daquelas que livre foram dadas visto que, hoje, existem diversos materiais capazes de espalhar a cultura africana e priorizar o freiamento do racismo na sociedade e em ambiente escolar.
É fato que a cultura afro-brasileirase vê combinada com a indígena nos folclores. Nota-se que, tal combinação além de sofrer com o esquecimento, sofre com o preconceito que esse campo recebe, muitas das personagens apresentam tom de pele retinto e descrições violentas. Dentre os diversos personagens destaca-se o Saci -descrito como um garoto negro, que fuma cachimbo e e assalta aqueles que invadem seu território- e o Curupira - Garoto moreno e tende a assassinar aqueles que invadem a região que o mesmo protege caso não seja presenteado. Tais representações geram dúvidas acerca de sua importância cultural já que, para muitos, são geradas como influências pouco benéficas às crianças tanto em seu aprendizado quanto na sua formação.
Em suma nota-se que a herança africana carece de valorização devido ao passado escravocrata do país e que essa situação deve ser alterada o quanto antes. Diante da problemática o Governo Federal juntamente aos Ministérios da Cultura, do Lazer e da Educação deve criar programas que visem diminuir o preconceito por veio de eventos e organizações. São necessários também projetos de leis mais rigorosos contra o racismo e a censura cultural contra a herança africana. Desse modo, juntamente as organizações que valorizem a cultura africana, a população poderá se sentir confiante e dotada do sentimento de pertencimento.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
640
pontos
Desbloquear

    Erros gramaticais como "rica em diversa cultura" e "se orgulha em poder proporcionar as diferenças". Coesão confusa; sugerir conectivos como "além disso". Proposta de intervenção poderia detalhar mais o meio.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

A Constituição Federal de 1988 garante o direito a[…]

enem 2024

Eiii! Não sou profissional, tá? Achei incrível com[…]

Eiii! Não sou profissional, tá? Achei bem interess[…]

Estigmas

Eiii! Tudo bem? Gostei muito da maneira como você […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.