Avatar do usuário
Por asantana
Quantidade de postagens
#138735
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social é caracterizado pela ausência de conflitos e mazelas. No entanto, fora da ficção, o que se observa, hodiernamente, na sociedade brasileira, é o oposto ao que é pregado pelo autor, haja vista os desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Sendo assim, faz-se necessário a análise dos principais fatores que contribuem para essa triste realidade: o descaso governamental e a inércia midiática.

Em primeiro plano, é imprescindível destacar a falibilidade estatal como fator agravante dessa problemática. A Constituição Federal de 1988, também conhecida como "Constituição Cidadã", assegura que todos são iguais perante a lei. Entretanto, na realidade brasileira contemporânea, isso não se concretiza, visto que há desafios para valorizar a herança africana no Brasil, legado de suma importância para a história do país e para valorização étnico-racial. Logo, é visível a ineficiência legislativa e a omissão governamental, em virtude da escassez de investimentos voltados a combater essa questão. Sobre isso, o filósofo Thomas Hobbes afirma que o Estado é responsável por garantir o bem-estar social. O que não acontece, já que a inoperância governamental resulta na persistência do preconceito contra afro-brasileiros.

Ademais, é válido ressaltar que o silenciamento midiático contribui de maneira efetiva para a solidificação desse entrave. Sobre isso, conforme o professor Afonso Albuquerque, a mídia brasileira é o quarto poder, e deve ser vista de maneira conceitual, uma vez que ela gera grande influência para a população. Contudo, é notório a falta de divulgações sobre esse assunto, dado que a mídia atual se importa em informar sobre o que lhe dá mais retorno financeiro, e não sobre pautas relevantes para o desenvolvimento da população. Ocasionando no desconhecimento dos cidadãos sobre o assunto e na invisibilidade do mesmo.

Em virtude dos fatos mencionados, infere-se, portanto, que é indubitável haver medidas adotadas pelo governo. Dessa forma, o Poder Público, em parceria com a mídia, principal difusor de informações e formador de opiniões, deve criar políticas públicas e projetos sociais, por meio de campanhas publicitárias nas redes sociais, como Facebook e Instagram, e palestras nas escolas com representantes africanos, com o intuito de conscientizar a nação sobre a importância e valor da herança africana no Brasil, a fim de acabar com o preconceito e trazer conhecimento do assunto, tirando-o da invisibilidade, e, consequentemente, combater o empecilho. Promovendo, assim, uma sociedade harmônica e mais parecida com o conceito estabelecido por More em sua mencionada obra.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Erros de concordância verbal ("é notório a falta"). Sugiro "é notória a falta". Melhore coesão com conectivos, como "além disso" no início do segundo parágrafo. Estruture melhor as ideias para evitar repetições.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Eii, obrigada por me responder! O que faltou nas o[…]

Ei! Gostei da sua argumentação sobre a falta de re[…]

Gravidez na adolescência

Eiii, não sou profissional tá? Achei seu texto int[…]

Sedentarismo infantil

Eiii, não sou profissional tá? Achei seu texto bac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.