Avatar do usuário
Por suns3838
Quantidade de postagens
#138751
Na Constituição Federal de 1988, no artigo nº 5, prevê que todos os cidadãos são iguais perante a lei. No entanto, na realidade brasileira há um abismo do que é posto no papel e o que que é realizado na prática, os desafios para valorização da herança africana no Brasil são principalmente ocasionados por estes fatores, a negligência do Estado e a inércia midiática. Diante disto, é fulcral a resolução dos problemas para que haja plena harmonia social.

Em primeiro plano, a falta de atuação dos setores governamentais é o motivo que agrava essa desvalorização da cultura dos povos da África. Segundo a escritora de Djamila Ribeiro “ para atuar na resolução de um problema, primeiro temos que tirá-lo da invisibilidade”. Partindo desse pressuposto, é perceptível que na situação atual do país, o governo ignora a cultura africana, pois os descendentes dos originários da África, sofrem frequentemente preconceito racial, escutando falas racistas, e preconceito religioso, tendo em vista que em sua maioria cultua Orixás Santos e seus mestres. Diante dessas questões é um descaso estatal, não tomarem medidas cabíveis diante a tanta opressão.

Ademais, a mídia é um local holístico de informações e falha em relação ao problema. Um exemplo, uma influenciadora da rede sociais Instagram, que fez uma festa com o tema “África”, onde os convidados e a anfitriã utilizaram-se de perucas, de trajes africanos e pintaram seus rostos em um tom mais escuro que suas peles. Este tipo de abordagem é extremamente racista, além disso, os seguidores da influência tiveram uma visão distorcida, sem saberem o real valor da cultura e como ela é rica em diversidade. Posto isto, a divulgação correta daria mais visibilidade aos afetados.

Por fim, são necessárias tomar atitudes que resolvam estas mazelas citadas. Sendo assim, cabe ao Ministério da Cultura, órgão de poder público, implementar palestras em informativas em lugares públicos para melhor acesso, com profissionais especializados e divulgar através das mídias com publicações interativas com informações sobre a herança africana e também ao Poder Legislativo, órgão de poder judiciário, formular leis que punam quem cometer preconceitos com os tais. Espera-se que com essas medidas o problema seja progressivamente erradicado.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

    Erros de concordância e pontuação, como "para valorização" (corrigir para "para a valorização"). A proposta de intervenção está clara, mas faltou detalhar melhor o meio. Conectivos podem ser aprimorados para maior fluidez.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

enem 2024

No livro "Brasil,País do Futuro", o auto[…]

No dia 13 de janeiro de 2025, o presidente Luiz In[…]

Estigmas

Na série "American Horror Story" a perso[…]

Uso do Celular

"A educação é a arma mais poderosa que você p[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.