Avatar do usuário
Por Alunagata
Quantidade de postagens
#138757
"Utopia", a famosa obra do escritor Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, ausente de mazelas sociais. No entanto, a realidade brasileira é adversa a idealizada na obra, pois observam-se os Desafios para a valorização africana no Brasil. Logo analizam-se as causas dessa conjuntura: omissão governamental e desigualdades sociais.
Antes de tudo, percebe-se um grande descaso governamental em torno dessa problemática. A princípio, a constituição de 1988 afirma ser dever do Estado assegurar para todos o direito à vida e proteção contra qualquer tipo de negligência. Contudo, essa premissa parece ter sido esquecida, visto que, no Brasil a população africana é relacionada à escravidão e à periferia. Tendo em vista que, a maior parte dos habitantes periféricos são africanos, o que de certa forma gera um preconceito, geralmente envolvendo apelidos maldosos com sua cor, aparência, moradia e passado, como a frase de um vídeo viralizado no aplicativo "Tiktok", onde a influencer comenta "cabelo crespo não me desce" enfatizando o preconceito.
Ademais, é cabível pontuar as desigualdades sociais nesse contexto. A filósofa Hannah Arendt menciona: "A essência dos direitos humanos é o direito à ter direitos". Isso, não acontece na prática, pois outro ponto crucial é o abandono de habitantes de áreas urbanas, em situações vulneráveis, os quais são descriminados por sua residência e cor tanto em vagas de trabalho quanto até mesmo em escolas, assim, não tendo direito à igualdade.
Portanto, é dever do estado investir uma pequena parcela do PIB para a minimização da desvalorização africana, por meio do ministério público, encarregado de investir e planejar alternativas de intervenção, como palestras de conscientização nas escolas e universidades. Essa ação tem como finalidade remediar não somente a omissão governamental, mas também as desigualdades sociais.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    Erros de pontuação e concordância, como "a idealizada". Reescreva para "aquela idealizada". Proposta de intervenção carece de especificidade no agente. Sugiro detalhar quem executará as palestras, por exemplo, "profissionais capacitados do Ministério da Educação".

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Com base no livro ''A cor Púrpura'' que é retratad[…]

Redação

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humano[…]

A Constituição Federal, promulgada em 1988, asseg[…]

A Fome no Brasil

No que concerne à fome no Brasil é um problema não[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.