Primeiramente, é preciso destacar que o o descaso estatal intensifica o problema. Segundo Thomas Hobbes em sua teoria do “Contrato Social”, é dever do Estado garantir o bem-estar social. No entanto nota-se que o governo brasileiro rompe com esse contrato, uma vez que o incentivo para a valorização dos costumes e tradições dos povos africanos não acontece. Isso acarreta em diversos problemas como a invisibilidade da herança deixada por esses povos e a falta de representatividade no meio social e pedagógico.
Além disso, a forma como é abordada a história dos povos africanos, de maneira genérica e com esteriótipos pré estabelecidos, muitas vezes preconceituosos afeta o modo que enxergamos a herança deixada por eles. A apropriação cultural e o embranquecimento dos costumes originários desses povos também se dá como um problema, visto que isso não reconhece o legado dos povos africanos na sociedade.
Portanto, torna-se claro os desafios enfrentados para a valorização da herança africana no Brasil. Dessa forma, cabe ao Estado investir em campanhas para representatividade desses povos nas escolas. Tal ação será realizada pelo ministério da educação voltado ao fortalecimento da cultura africana a fim de remediar o problema.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros em "o o descaso", "esteriótipos", "dá como um problema". Sugestões de melhoria incluem corrigir para "o descaso", "estereótipos" e usar conectivos como “além disso”. Na intervenção, incluir mais detalhes sobre o meio.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.