Avatar do usuário
Por penguinluiz
Quantidade de postagens
#138794
Na obra "Os Simpsons", o personagem "Apu", de origem indiana, é julgado pelo seu pai por estar vivendo mais do estilo de vida dos EUA e não como o de seu país. Em parcial consonância com o dilema apresentado na animação, está o de vários afro-brasileiros, que sofrem com desafios na valorização de suas culturas originárias. A partir desse contexto, mostra-se inadiável a luta contra a apatia estatal e a negligência social.
Nota-se, nessa perspectiva, que a permanência desse impasse é produto de um Estado que não age na criação de políticas que incluem o ensino das culturas afro. Sob esse viés, como explorado pelo sociólogo Aldous Huxley, os fatos não deixam de existir por serem ignorados. Nesse sentido, no que tange a fala de Huxley, o Estado se mantém apático com a necessidade de valorização de qualquer herança africana no país, ignorando essa precisão. A exemplo disso, prevalecem atos, como: o não ensino dessas culturas nas escolas e um certo desincentivo na sociedade para encontrar suas reais raízes. Em vista disso, a ignorância estatal para com a importância do legado das crenças africanas gera o desaparecimento dessa cultura no mundo.
Ressalta-se, além disso, que a continuidade do problemática, também, é fruto de uma população que é habituada a cultura afro. Com base nessa visão, como exposto pelo sociólogo Michel Foucault, quando uma atitude negativa é normalizada, passam a vê-la como natural. Assim, conforme dito por Foucault, o corpo social "naturalizou" a desvalorização das tradições africanas, e agora apenas colocam as culturas europeias como "as melhores/ certas" e que devem ser valorizadas. Tendo isso em vista, a populaçaõ adota uma postura preconceituosa, com atos ruins, como: comentários que ferem a cultura africana e boicotes com os praticantes da tal. Por conseguinte, não há mobilização para solução e modificação dessa realidade, gerando sua "naturalização".
Evidencia-se, portanto, a urgência de se lidar com os desafios associados a valorização da herança africana no Brasil. Logo, é imperioso que o Ministério da Educação, órgão que gere políticas educacionais, mobilize todas as Secretarias do país, por meio de um Projeto Nacional de Educação e Valorização da Cultura Afro, a fim de acabar com a antipatia das autoridades governamentais e com a falta de políticas estatais. Ademais, o Estado, na figura do Ministério da Cidadania, autoridade que lida com medidas sociais, engaje todos os governos estaduais e municipais, mediante uma Ação brasileira de Ensino sobre as Raízes Culturais Africanas, com o intuito de mitigar com o pensamento social que hipervaloriza a cultura europeia e não dá o devido valor a cultura africana.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Erros de concordância e ortografia, como "populaçaõ" e "continuidade do problemática". Sugiro revisar para "população" e "continuidade da problemática". Melhorar coesão usando conectivos como "além disso" ou "por outro lado".

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

No contexto brasileiro, muito se debate sobre medi[…]

Segundo a Constituição Federal, o direito a segur[…]

Desde 1500, época do descobrimento do Brasil, que […]

Desmatamento na Amazônia

As mudanças que ocorrem entre o século XVI e XX[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.