Primeiramente, é importante destacar a ineficiência estatal em valorizar a cultura africana no país. Segundo o filósofo, Nicolau Maquiavel, o objetivo do político é manter-se no poder, deixando sobre segundo plano a busca pelo bem-comum. Nesse contexto, o governo realiza escassos investimentos na promoção cultural desse povo, uma vez que, a população não considera necessário esse tipo de ação. Dessa forma, a história da nação continua sendo resumida à visão europeia e toda herança deixada segue invisível.
Ademais, a segregação social é um obstáculo para a resolução da problemática. Conforme dados apresentados pelo G1, 46% da população negra vivem às margens da sociedade e são vítimas das mazelas sociais. Sob esse viés, a Constituição Federal, promulgada em 1988, garante que todos os cidadãos são iguais perante a lei. Contudo, essa minoria sofre com injurias raciais e com preconceitos enraizados, desde o período colonial. Como resultado, há uma normalização na exclusão social e cultural desse povo e uma quebra com a igualdade do sistema.
Portanto, cabe ao Estado (detentor de recursos para transformações sociais), criar projetos, como, por exemplo, o dia da literatura africana nas escolas, com o apoio do Ministério da Educação, para promover e chamar a atenção dos menores para a valorização cultural dessa minoria. Além disso, é necessário dar voz a esse grupo, por meio de assembleias, com o intuito de diminuir as dificuldades sociais. Igualmente, é importante criar campanhas publicitárias que divulguem eventos culturais, por meio das redes social, com a ajuda dos influenciadores, para assim, alcançar um amplo público e chamar a atenção deles para as causas e valores culturais africanos. A fim de, mitigar o preconceito e garantir equidade a esses povos, mudando a visão ligada à escravidão e valorizando a herança cultural africana, podendo transformar o negro no herói nacional, idealizado por Castro Alves.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros gramaticais como "sobre segundo plano" devem ser corrigidos para "em segundo plano". Conectivos como "a fim de" precisam estar integrados ao contexto. A proposta de intervenção é clara, mas poderia detalhar mais o agente ou meio.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.