Avatar do usuário
Por nattraj
Quantidade de postagens Doações
#138802
O escritor romântico, Castro Alves, expressava em suas obras o terror que os africanos sofriam ao virem para o Brasil e os exaltava à figura de herói nacional. No entanto, a valorização desse povo nunca ocorreu, décadas depois, toda herança deixada continua invisível perante a sociedade. De modo que, a negligência estatal e a desigualdade social contribuem para a manutenção do imbróglio.
Primeiramente, é importante destacar a ineficiência estatal em valorizar a cultura africana no país. Segundo o filósofo, Nicolau Maquiavel, o objetivo do político é manter-se no poder, deixando sobre segundo plano a busca pelo bem-comum. Nesse contexto, o governo realiza escassos investimentos na promoção cultural desse povo, uma vez que, a população não considera necessário esse tipo de ação. Dessa forma, a história da nação continua sendo resumida à visão europeia e toda herança deixada segue invisível.
Ademais, a segregação social é um obstáculo para a resolução da problemática. Conforme dados apresentados pelo G1, 46% da população negra vivem às margens da sociedade e são vítimas das mazelas sociais. Sob esse viés, a Constituição Federal, promulgada em 1988, garante que todos os cidadãos são iguais perante a lei. Contudo, essa minoria sofre com injurias raciais e com preconceitos enraizados, desde o período colonial. Como resultado, há uma normalização na exclusão social e cultural desse povo e uma quebra com a igualdade do sistema.
Portanto, cabe ao Estado (detentor de recursos para transformações sociais), criar projetos, como, por exemplo, o dia da literatura africana nas escolas, com o apoio do Ministério da Educação, para promover e chamar a atenção dos menores para a valorização cultural dessa minoria. Além disso, é necessário dar voz a esse grupo, por meio de assembleias, com o intuito de diminuir as dificuldades sociais. Igualmente, é importante criar campanhas publicitárias que divulguem eventos culturais, por meio das redes social, com a ajuda dos influenciadores, para assim, alcançar um amplo público e chamar a atenção deles para as causas e valores culturais africanos. A fim de, mitigar o preconceito e garantir equidade a esses povos, mudando a visão ligada à escravidão e valorizando a herança cultural africana, podendo transformar o negro no herói nacional, idealizado por Castro Alves.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
780
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    Erros gramaticais como "sobre segundo plano" devem ser corrigidos para "em segundo plano". Conectivos como "a fim de" precisam estar integrados ao contexto. A proposta de intervenção é clara, mas poderia detalhar mais o agente ou meio.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Eii, obrigada por me responder! O que faltou nas o[…]

Ei! Gostei da sua argumentação sobre a falta de re[…]

Gravidez na adolescência

Eiii, não sou profissional tá? Achei seu texto int[…]

Sedentarismo infantil

Eiii, não sou profissional tá? Achei seu texto bac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.