A princípio, convém avaliar como a baixa atuação do Poder Legislativo contribui para o agravamento desse empecilho. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos, no entanto, esse cenário se mostra oposto ao vivido pelos brasileiros, dado que a deficiência nesse sistema ocasiona, por exemplo, o preconceito contra religiões de matriz africana, fruto desta herança cultural.
Deve-se, ainda, salientar a desigualdade racial como impulsionadora do problema, ao derivar das falhas governamentais. Esta baixa inclusão ocasiona, por consequência, a desordem social, visto que, de acordo com o G1, apenas 53% dos jovens negros e periféricos possuem acesso à educação qualificada.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de politicas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o MEC, órgão responsável pela implementação de políticas educacionais no Brasil, promova campanhas de conscientização, por meio de palestras escolares a fim de que estudantes negros compreendam a importância de estudar e entender a cultura de seus antepassados. Dessa forma, o Brasil poderá superar a desvalorização da herança africana.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Falta de conectores, como "além disso", para melhorar a fluidez. Na intervenção, detalhar mais o papel do MEC e as ações específicas. Corrigir "politicas" para "políticas". Sugestão de reescrita para maior clareza em alguns trechos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.