Primeiramente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os desafios. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2022, questões na área da cultura ainda apresentam grandes lacunas, devido ao baixo investimento. Desse modo, a falta de informação da sociedade sobre a herança afro-brasileira consequente da negligência estatal, agrava problemas como o racismo no território nacional.
Outrossim, o meio midiático também deve ser apontado como um promotor das consequências. No verso "escondem tudo com um sorriso na TV e não contam a ninguém" da canção "Tudo Pro Alto", chorão critica a manipulação da informação, sugerindo que problemas graves da sociedade – como a baixa importância dada às tradições africanas – são mascarados por uma narrativa otimista e superficial. Portanto, a baixa ação da mídia contribui para o desconhecimento referente à esse legado, aumentando embates como a intolerância religiosa no Brasil.
Diante disso, cabe ao governo federal juntamente aos Ministérios da Cultura e da Educação (responsáveis pelas políticas culturais e educacionais, respectivamente) a promoção de campanhas e eventos escolares no dia da consciência negra, por exemplo. Ademais, a mídia deve apoiar a iniciativa, usando sua influência para disseminar informações. Somente assim será possível alcançar uma sociedade que valorize a própria herança, como idealizado por Baco.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros como "referente à esse legado" deveriam ser "referente a esse legado". Melhorar coesão em "a falta de informação da sociedade sobre a herança afro-brasileira consequente da negligência estatal", reescrevendo para clarificar. Proposta de intervenção poderia detalhar mais o meio.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.