Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a discriminação para com a cultura afro-descendente no Brasil. Nesse sentido, o preconceito é um fator determinante que contribui com a disseminação da identidade cultural do indivíduo. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", onde o Estado não cumpre seu dever de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos sociais tão importantes, como a educação cultural.
Ademais, é imprescindível apontar a falta de políticas públicas como impulsionador da discriminação no Brasil. Segundo o portal de notícias G1, em 2023, cem pessoas negras foram entrevistadas para levantamento de dados sobre o preconceito e, cerca de 70% delas afirmaram terem sido discriminadas por causa de sua cor, raça ou cultura. Assim, a falta de projetos sociais dificulta o interesse das gerações futuras com as heranças dos povos africanos no território brasileiro. Logo, é inaceitável que esse cenário perdure.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Sendo assim, é imprescindível que o Ministério da Cultura, por intermédio do seguimento das leis e de planos sociais, possa contribuir a favor da população, a fim de criar um bem-estar conjunto. Diante disso, se consolidará uma sociedade mais produtiva e patriota, onde o Estado cumpre corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
"Conquanto" é inadequado; use "entretanto". Falta de conectores entre parágrafos. Proposta de intervenção carece de detalhamento do meio e finalidade. Sugestão: 'Ministério da Cultura deve promover campanhas educativas para reduzir o preconceito.'
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.