Em primeira análise, é importante ressaltar que a ignorância das pessoas a respeito da cultura africana surge da baixa atuação dos setores governamentais. Segundo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar do cidadão; porém, isso não ocorre no Brasil, já que a educação disponibilizada pelo governo é precária, de forma que dificulta o acesso ao conhecimento.
No livro Lei e Ordem, do sociólogo Dahrendorf, a anomia é caracterizada quando as normas reguladoras do comportamento humano na sociedade perdem sua validez. Portanto, contribuir com a divulgação de falsas informações sobre a cultura e tradições africanas é um dos motivos de ainda estarmos vivendo esse cenário anômico na nossa atualidade.
Diante disso, fica evidente a necessidade de o Estado tomar medidas sobre o assunto. Sendo assim, cabe ao Ministério da Cultura e ao Ministério da Educação, juntos, elaborar campanhas de conscientização através de palestras e campanhas midíaticas, com o objetivo de informar o povo brasileiro sobre o preconceito enfrentado diariamente pela herança africana. Só assim, a sociedade brasileira chegará cada vez mais perto de atingir os objetivos da Utopia descrita por More.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais em "midíaticas" e falta de conectores. Sugestão de correção: "midiáticas". Melhorar coesão com conectores como "além disso" entre parágrafos. Detalhar mais a proposta, especificando ações concretas das campanhas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.