Nesse contexto, a insuficiência de investimentos na educação deriva da ineficácia do Poder Público em criar mecanismos de combate. Para John Locke o Estado existe para assegurar direitos e promover harmonia social, mas no Brasil, esse contrato é rompido pela baixa atuação das autoridades. Como resultado as escolas não apresentam fatos históricos e personalidades negras para os alunos, dos grandes acontecimentos e histórias, só é mencionado o período escravocrata limitando conhecimento e cultura para os estudantes. Assim, é clara a ineficiência do Estado no que se refere à educação cultural.
Ademais, a falta de enfrentamento do preconceito racial agrava a situação. Conforme a frase "o homem é lobo do homem" se materializa no Brasil, onde o preconceito apaga a história do próprio povo fazendo a cultura ser apagada das próximas gerações, o que dificulta o combate a valorização da herança africana. Isso perpetua um quadro crítico.
Portanto, é necessário diminuir esses obstáculos. Cabe ao Congresso Nacional aumentar investimentos via a Lei de Diretrizes Orçamentárias e fornecer, em instituições de ensino, aulas sobre a cultura africana, campanhas e festividades no tema para irriquecer e manter a cultura pelas próximas gerações. Assim "Utopia" de Morus, poderia se aproximar da realidade brasileira.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros gramaticais como "constrata" em vez de "contrasta". Falta de conectivos entre algumas ideias. Na proposta, detalhar melhor o meio e a finalidade das ações sugeridas. Sugerir uso de exemplos históricos para enriquecer argumentos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.