Avatar do usuário
Por Lopanucepo
Quantidade de postagens
#138869
O filme “Estrelas além do tempo” apresenta a história de três cientistas negras que enfrentavam um cenário de segregação nos Estados Unidos. Enquanto tentavam manter suas raízes culturais vivas, lidavam com a dor de não poderem manifestá-las em seus trabalhos. De maneira similar à história fictícia, nota-se, na comunidade brasileira, a necessidade de debater os desafios para a valorização da herança africana, cabendo analisar a problemática sob dois aspectos principais: a falha governamental em assegurar o ensino real da história do povo preto no Brasil, bem como o racismo estrutural.
Sob essa ótica, é perceptível a falha governamental em assegurar o ensino fidedigno da história do povo preto no país, uma vez que, apesar da Lei de Diretrizes e Bases da Educação determinar que o assunto seja ministrado nas escolas, tal tema é sempre apresentado pela perspectiva eurocêntrica. Nessa trama, constata-se a associação da cultura africana ao campo das histórias fantasiosas, quando trazidas para território nacional, limitando seu consumo àqueles que estão à margem da sociedade. Isso acontece pois, ao valorizar a herança deixada pelos ancestrais da maior parte do povo brasileiro, questiona-se os ideais sob os quais o corpo social foi construído. Dessa forma, promover políticas que garantam, de fato, o ensino da história dos negros no Brasil faz- se imprescindível.
Além disso, vale ressaltar que o racismo estrutural também atua como entrave à valorização da herança africana, já que o legado desse povo tem sido apagado ao longo das gerações. Essa é uma realidade que demonstra que as transformações sociais acerca do reconhecimento da história dos negros como elemento necessário à consolidação da identidade nacional, não foram suficientes para impedir que o preconceito étnico-racial se alastrasse. O cenário se deteriora ainda mais ao verificar que grande parte dos feitos históricos foram mascarados pelo trabalho escravo, fato esse descrito pelo samba-enredo da mangueira, com o trecho “Tem sangue retinto pisado, atrás do herói emoldurado”. Desse modo, incentivar mudanças profundas no ideário social é indispensável.
Urge, portanto, que o poder público atenha-se aos desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Para isso, cabe ao Ministério da Educação, com auxílio das esferas municipais e estaduais, promover o ensino obrigatório da história real dos negros no país, por meio da reformulação do conteúdo, objetivando mitigar o apagamento.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
740
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

    A proposta de intervenção é clara, mas poderia detalhar mais os elementos. Por exemplo, incluir como a reformulação do conteúdo será feita e qual seria o impacto esperado na sociedade.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Sua nota final foi 400. 560+ 240= 800÷2= 400

A Constituição Federal de 1988, no Art. 5°, assegu[…]

A Constituição Federal assegura, a todos os cidadã[…]

Obrigado

JoaoPedro72 Felipe082 Oi pessoal, hoje sai[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.