Primeiramente, é notável que, a falta de discernimento sobre o assunto impacta diretamente no problema, haja vista que o educador Paulo Freire consta " A educação sozinha não muda a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". Esta frase está ligada diretamente em como o ensino atual não é eficaz em trazer uma valorização da cultura africana no Brasil. Por consequência disso, é criado e fortalecido um grande descaso com os povos afro-brasileiros, como a descriminalização gerada pela sociedade.
Além disso, a negligência estatal acaba por sua vez, mascarando a cultura que os povos africanos trouxeram ao país, como dizia o filósofo Thomas Hobbes " O mal do homem é o próprio homem ". Esta citação por sua vez, faz sentido quando percebemos que o estado é formado por pessoas que também são descendentes destes povos, com o ato de mascarar esta herança passada de geração em geração, acabam prejudicando tanto a si mesmos, quanto os cidadãos.
Em suma, é evidente que, os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, podem ser resolvidos se houver uma colaboração mútua entre o ministério da educação e o governo, onde, juntos devem buscar espalhar um conhecimento adequado para toda a população. Desta forma toda a cultura africana e afro-brasileira seria reconhecida como grande patrimônio histórico do povo, disseminando assim, a grande parte da desvalorização atual que o país se encontra.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Erros como "reecontro" e "descriminalização" devem ser corrigidos para "reencontro" e "discriminação". Reescrever parágrafos confusos, como o que menciona Hobbes, para maior clareza. Proposta de intervenção carece de detalhamento dos elementos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.