Percebe-se, a princípio, que a lacuna escolar possui íntima relação com o revés. Nessa perspectiva, segundo o ex-presidente africano, Nelson Mandela, "A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo." Sendo assim, é visível que até os dias atuais, o legado, as tradições e costumes africanos ainda não são tratados com a importância que merecem dentro das salas de aula, causando uma falha relacionada a falta de conversas e discussões.
Ademais, é notório, o preconceito enraizado na sociedade brasileira, responsável pela propagação de estereótipos e invisibilizando o real valor das raízes africanas para o país. Sob essa ótica, conforme o ativista Martin Luther King, "A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça a justiça em todo lugar." Desse modo, é correto afirmar que o corpo social brasileiro está cometendo uma grande injustiça quando não reconhecem sua própria história e não zelam pelas culturas africanas e afro-brasileiras.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham amenizar os desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Para isso, cabe as escolas de todos os estados brasileiros, promoverem debates no campo escolar, por meio de palestras com especialistas, a fim de fazer os jovens e as crianças entenderam o quanto é importante conhecer e valorizar as técnicas, as tradições e a cultura africana como um todo. Somente assim, a problemática será acentuada, solucionada e uma sociedade mais próxima da obra "Utopia" será consolidada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros gramaticais como "a falta de conversas" e "cabe as escolas". Reescreva para "à falta de conversas" e "cabe às escolas". Na intervenção, detalhar mais o meio, como quais especialistas seriam convidados.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.