Em primeiro plano, deve-se ressaltar como ausência da abordagem nas instituições de ensino acerca da cultura negra e africana presente na sociedade civil colabora para a continuidade dessa problemática, pois os alunos crescem não conhecendo as origens e culturas do próprio país, assim gerando desinformações e preconceitos. Dessa forma, a falta de fala a respeito da rica presença da cultura afro-brasileira no dia a dia de cada cidadão gera o preconceito racial, quando, os negros são estereotipados a apenas momentos históricos trágicos, como o período da escravidão, e não trazendo para as escolas a evidente permanência de costumes, tradições e crenças originadas desses povos na sociedade brasileira. Assim, é necessário que ações sejam colocadas em prática.
Em segundo plano, é importante destacar como o silenciamento da mídia tem ajudado para a desvalorização da herança. Segundo a filósofa brasileira Djamila Ribeiro "É preciso tirar a situação da invisibilidade para que soluções sejam encontradas". Desse modo, é notório como a negligência mediática corrobora para a permanência do problema, pois não da a devida atenção e representatividade para os povos e culturas marginalizadas, fazendo assim, o desenvolvimento de inseguranças na população negra e africana, que não vistas e representadas na mídia, gera o sentimento de não pertencimento na sociedade. Sob essa perspectiva, é evidente que medidas devem ser tomadas.
Portanto, é dever do Ministério dos Direitos Humanos, cuja principal função é manter o bem-estar social em todo o país, realizar palestras nas instituições de ensino a respeito das heranças africanas do Brasil, com o objetivo de construir o interesse e conhecimento do público brasileiro sobre suas origens e culturas, assim, a população negra é vista, superando os estereótipos enraizados na sociedade. Dessa forma, alinhando a realidade ao prefeito da constituição federal de 1988.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros como "Lacuna" (lacuna), "da a devida atenção" (dá), "quando," (excesso de vírgula) devem ser corrigidos. Sugiro maior clareza na argumentação e uso consistente de conectivos. A proposta de intervenção está bem detalhada.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.