Avatar do usuário
Por khalilyogi1
Quantidade de postagens
#138913
Na obra "Utopia" do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na sociedade contemporânea brasileira, é o oposto ao que o autor prega, uma vez que ainda existem desafios para a valorização da herança africana no Brasil, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Com isso, torna-se fundamental a discussão sobre os pensamentos antigos e a falta educacional como fatores agravantes da problemática.

Inicialmente, é fulcral pontuar o antigo pensamento preconceituoso da sociedade como promotor na falta de valorização cultural dos povos africanos. Durante o Período Colonial brasileiro, diversas populações africanas eram retiradas brutalmente de suas terras locais , sendo escravizadas e oprimidas diante de suas heranças culturais. Similarmente a esse acontecimento, o tecido social brasileiro persiste com o pensamento preconceituoso em relação à cultura africana, desvalorizando e violando a identidade cultural afro-brasileira, bem como o silenciamento e repressão de suas formas de expressão. Diante aos fatos mencionados, torna-se urgente a mobilização governamental no combate ao pensamento envelhecido sobre esses povos.

Ademais, é imperativo ressaltar a falta de educação como pilar determinante no conflito da valorização dos costumes africanos no Brasil. Segundo Paulo Freire, "se a educação sozinha não transforma, sem ela tão pouco a sociedade muda". Em contraste com a realidade brasileira, torna-se inviável a promoção educacional como propulsora da visibilização cultural africana, visto que diversas instituições de ensino não priorizam a temática da luta de igualdade e personalidade de povos negros, consequentemente, aumentando os obstáculos para o respeito de tais comunidades.

Nessa perspectiva, faz-se necessária a atuação do Estado no que diz respeito à situação de desvalorização da cultura da comunidade africana. É imprescindível que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, atue para a mudança de pensamento crítico da sociedade, realizando um projeto de conscientização com o propósito de informar a população brasileira sobre o tema do respeito da herança africana na nação, por meio de instituições de ensino - escolas e faculdades - e da mídia - televisão, redes sociais e rádio - promovendo, assim, a igualdade racial e garantindo que a coletividade alcance a Utopia de More.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Erros gramaticais em "diante aos fatos" e "as quais dificultam". Corrija para "diante dos fatos" e "os quais dificultam". Melhore a coesão com conectivos, como em "Ademais, é imperativo ressaltar a falta de educação...".

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Com base no livro ''A cor Púrpura'' que é retratad[…]

Redação

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humano[…]

A Constituição Federal, promulgada em 1988, asseg[…]

A Fome no Brasil

No que concerne à fome no Brasil é um problema não[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.