O que acontece no passado fica no passado, entretanto as cicatrizes estão sempre presentes para que a história não seja esquecida. Rappers como Emicida e Fabio Brazza evidenciam os resquícios de um preconceito velado que permeia os tempos contemporâneos. Hoje, por mais que exista um respeito e um entendimento maior, ainda sim existem muitas barreiras impostas pela sociedade à cultura africana no país. É como Brazza traz em uma de suas letras “[...] fica fácil assim, se os caras que são confundidos com bandidos nunca são iguais a mim [...]”.
Corroborando o preconceito já existente, há o agravante da sociedade atual estar cada vez mais individualista. Zygmunt Bauman vai trazer o conceito de modernidade líquida para explorar o fato de que a população esta cada vez menos empática, uma geração que vê tudo e todos como descartáveis. Isso torna mais difícil ainda a propagação de outras culturas no país. Assim, se faz necessário o combate a mentalidade individualista e paralelo com medidas para a valorização cultural afrodescendente.
Fica evidente, portanto, que estabelecer planos e estratégias para a valorização da cultura africana no Brasil ainda é um grande desafio. Problemas como o preconceito velado e a falta de empatia das gerações atuais agravam ainda mais o cenário. Assim, estabelecer medidas de divulgação, principalmente por meio da arte, e fomentar a conscientização e respeito mútuo são um bom início para resolver a situação. Só assim, abrindo as mentes engessada de uma geração que vive em sua própria bolha, é que será possível de fato a valorização da cultura africana no país.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros gramaticais como "a seu mais difundida" em vez de "ser mais difundida". Falta detalhar a proposta de intervenção, especificando agentes e ações. Use conectores como "além disso" para melhorar a coesão.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.