Avatar do usuário
Por capoano
Quantidade de postagens
#138933
A cultura africana no Brasil teve um início marcado por dor e sofrimento, afinal ela começa com a escravidão no país. Com a assinatura da abolição a mesma começa a seu mais difundida da sociedade, ainda que, com olhares preconceituosos dos que antes se diziam seus “donos”. Assim, debater medidas para a valorização da herança da cultura africana no país é de extrema importância.

O que acontece no passado fica no passado, entretanto as cicatrizes estão sempre presentes para que a história não seja esquecida. Rappers como Emicida e Fabio Brazza evidenciam os resquícios de um preconceito velado que permeia os tempos contemporâneos. Hoje, por mais que exista um respeito e um entendimento maior, ainda sim existem muitas barreiras impostas pela sociedade à cultura africana no país. É como Brazza traz em uma de suas letras “[...] fica fácil assim, se os caras que são confundidos com bandidos nunca são iguais a mim [...]”.

Corroborando o preconceito já existente, há o agravante da sociedade atual estar cada vez mais individualista. Zygmunt Bauman vai trazer o conceito de modernidade líquida para explorar o fato de que a população esta cada vez menos empática, uma geração que vê tudo e todos como descartáveis. Isso torna mais difícil ainda a propagação de outras culturas no país. Assim, se faz necessário o combate a mentalidade individualista e paralelo com medidas para a valorização cultural afrodescendente.

Fica evidente, portanto, que estabelecer planos e estratégias para a valorização da cultura africana no Brasil ainda é um grande desafio. Problemas como o preconceito velado e a falta de empatia das gerações atuais agravam ainda mais o cenário. Assim, estabelecer medidas de divulgação, principalmente por meio da arte, e fomentar a conscientização e respeito mútuo são um bom início para resolver a situação. Só assim, abrindo as mentes engessada de uma geração que vive em sua própria bolha, é que será possível de fato a valorização da cultura africana no país.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    Erros gramaticais como "a seu mais difundida" em vez de "ser mais difundida". Falta detalhar a proposta de intervenção, especificando agentes e ações. Use conectores como "além disso" para melhorar a coesão.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Com base no livro ''A cor Púrpura'' que é retratad[…]

Redação

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humano[…]

A Constituição Federal, promulgada em 1988, asseg[…]

A Fome no Brasil

No que concerne à fome no Brasil é um problema não[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.